A influência da cultura asiática na moda

A influência da cultura asiática na moda

O mundo da moda sempre foi um lugar de extenso diálogo cultural. A cultura asiática, por sua vez, é uma constante fonte de inspiração desde, provavelmente, que o viajante italiano Marco Polo (1254-1324) voltou contando as aventuras no continente.

A verdade é que muito do que se vê hoje não é novidade e já teve forte representatividade nos anos 70. O visual andrógeno e agênero, por exemplo, foi marcante na vida artística e cultural da época. David Bowie foi um dos que se renderam à visão revolucionária do primeiro designer japonês a estrear uma coleção em Londres, Kansai Yamamoto.

O interessante é que, apesar de tão inspiradora, a cultura asiática nunca pareceu muito bem compreendida na moda. E talvez seja justamente por isso que continua surpreendendo.

Logo no comecinho da década de 80, outro designer japonês e também Yamamoto, só que Yohji, apresentou pela primeira vez uma coleção de moda em Paris. O público especializado estranhou e levou tempo para entender o conceito de quem mais tarde seria considerado um dos maiores nomes da moda asiática.

Personalidade ou identidade? A visão da moda pela cultura asiática

A questão é que o Ocidente parece estar finalmente percebendo que, para a cultura asiática, a moda não é uma questão de personalidade, mas identidade.

Quando falamos em cultura, é, realmente, de forma geral. A música k-pop, por exemplo, nascida na Coreia do Sul, se expandiu para outros países asiáticos para de lá ganhar o mundo.

Para quem não sabe, o Spotify indicou que em 2020 o Brasil foi o quinto país em consumo do gênero, dentre os 92 atendidos pela plataforma. Os dados divulgados mostram que o k-pop cresceu em média 47% ao ano até 2020.

Um ano depois, no entanto, a empresa excluiu do catálogo todas as músicas da KakaoM, uma das maiores distribuidoras musicais sul-coreanas, por problemas em relação às licenças das canções.

Bobagem? Para ter ideia da repercussão, este foi o assunto mais comentado no Twitter em todo o mundo no domingo 28 de fevereiro de 2021.

Enquanto a pendenga musical segue sem solução, no mundo da moda ocidental a corrida segue acirrada para ver quem consegue se identificar mais com a cultura asiática para abocanhar um mercado que não para de crescer.

[eBook] Saiba com planejar sua coleção de moda baixando nosso e-book! | Baixar Grátis | Haco

O bilionário mercado da moda asiática não para de crescer

Se para os estilistas ocidentais é difícil fazer a distinção entre moda como personalidade e identidade, na cultura asiática a originalidade parece não ter freio.

As pesquisas do Mckinsen Global Institute apontam que até 2040 a Ásia deve alavancar o consumo global em 40%. Em países como a China, por exemplo, grande parte da economia fashion é voltada para pequenas lojas com multimarcas de luxo.

Nos últimos anos a demanda dos consumidores asiáticos, especialmente os chineses, por roupas de alto padrão ocasionou uma grande abertura do mercado para marcas internacionais. Eles querem qualidade, funcionalidade, estilo e design e estão dispostos a pagar por isso.

Para citar alguns, hoje Michael Kors tem lojas em Tóquio, Seul e Hong Kong, além de flagships “jet setter” em Xangai. Valentino tem uma megastore de quatro andares em Hong Kong e 35% do faturamento da Prada vem da Ásia.

3 nomes para ficar de olho

Enquanto a moda ocidental se inspira para promover uma identificação de marca com a cultura asiática, por lá o que mais se vê é pura originalidade.

Em 2015, “bastou” que a estilista chinesa Guo Pei vestisse a cantora Rihanna, para o baile de abertura da exposição sobre a influência da China na moda contemporânea no Metropolitan Museum (NYC), para ser alçada ao estrelato internacional.

Seis anos depois o mundo da moda começa a dar destaque para três estilistas asiáticas que já estão dando o que falar.

Masha Ma

Masha Ma - moda

A ex-estagiária da marca Alexander McQueen tem mestrado em moda feminina na Central Saint Martins (Londres). A coleção de graduação foi selecionada para um showcase durante a semana de moda de Londres. Hoje ela se divide entre Xangai e Paris, onde apresentou a coleção na semana de moda francesa.

A forma de Masha Ma interpretar a cultura asiática é futurista e elegante, conquistando celebridades como Lady Gaga, Kylie Jenner e Bella Hadid. Além disso, é bem provável que você já a conheça dos editoriais de moda de revistas especializadas como a Elle, Vogue e Cosmopolitan.

 

Kathleen Kye

Kathleen Kye - moda

A pegada streetwear de silhuetas simples e detalhes divertidos da estilista, que nasceu em Detroit e mudou para a Coréia do Sul aos 3 anos, já conquistou Bella Hadid e Kourtney Kardashian, por exemplo.

Kye cursou design de moda na Central Saint Martins, mas logo depois voltou para a Ásia. Foi então nomeada para o LVMH Prize em 2014 e competiu no International Woolmark Prize em 2018.

 

Minju Kim

Minju Kim - moda

O toque jovem e alegre, combinado com o avant-garde da alta costura, é a principal característica desta estilista nascida em Seul e formada pela Royal Academy of Fine Arts (Antuérpia).

Vencedora do H&M Awards em 2013 e semifinalista no Prêmio LVMH em 2014, Kim também foi a vencedora do reality da Netflix “Next in Fashion”, em 2020.

Porém, antes disso, a estilista já era famosa, principalmente na Coreia do Sul, por vestir nomes como a apresentadora e modelo britânica Alexa Chung e o grupo sul-coreano BTS (Bangtan Boys).

E então, pronto para se inspirar e desvendar os mistérios da cultura asiática de forma original e criativa?

Aproveite e descubra quais as melhores estratégias de marca para um contexto global incerto.

Compartilhe

Junte-se a nossa lista de leitores.


    Ao informar seus dados, você concorda com a Política de Privacidade.