Oversized: a tendência do tamanho único na moda

Oversized: a tendência do tamanho único na moda

A valorização do conforto e da moda agênero são responsáveis pelo crescimento da tendência oversized, peças em tamanho único feitas para todos os corpos e momentos. Esse movimento vem principalmente do estilo street, mas ganhou lugar também nas passarelas e araras de todo o mundo.

Para quem já está pensando na próxima coleção de moda é interessante incluir algumas peças em tamanho único. Contemporânea e eclética, a moda oversized é referência à necessidade do ser humano de simplificar as coisas depois de tempos difíceis, sem, contudo, abrir mão da beleza e da personalidade nos looks.

 

Pequena história da moda oversized

Tudo começou com Coco Chanel nos anos 20, quando a estilista começou a incorporar elementos do vestuário masculino na moda feminina. Apesar do espanto na época, muitas mulheres adotaram o visual que tinha tudo a ver com o fim de uma era conturbada, o caso da Primeira Guerra Mundial (1914-1918).

Alguns anos depois, já nas décadas de 80 e 90, a moda oversized retornou com tudo. Afinal, eram os anos do exagero, dos cabelos armados, das ombreiras extravagantes e das cores fortes.

Como a moda é cíclica, nada mais natural que a modelagem exagerada voltasse à cena urbana durante a pandemia. Época em que as pessoas mais precisam de conforto, físico, psicológico e emocional, as peças extra large se tornaram must have. Do home office ao lazer na rua, que lentamente volta ao normal graças à vacina, a moda oversized é sinônimo de liberdade.

 

Conceito conquista famosos por todo o mundo

Apostar as fichas na moda oversized é praticamente uma loteria ganha. Em tempos de sustentabilidade, lançar uma coleção cápsula, por exemplo, tamanho único é conquistar um público cada vez mais alinhado à durabilidade das peças e à moda circular.

Afinal, o que serve hoje continuará servindo amanhã mesmo que o corpo mude, e de uma forma geral o estilo é relacionado à moda agênero. Então também pode ser passado adiante para qualquer pessoa.

Bonito, gostoso de vestir e extremamente confortável, logo o conceito foi adotado por famosos do mundo inteiro. A atriz Jennifer Lopez, a jornalista Renata Vasconcelos, a fashionista Giovanna Battaglia, a cantora e atriz Rihanna, o clã Kardashian-Jenner e a cantora Billie Eilish são algumas delas.

 

Versatilidade de peças e estilos

De uma certa forma, a moda oversized é uma verdadeira brincadeira. pode ser adotada em qualquer estilo, em qualquer tecido e permite combinações infinitas. Por isso é muito fácil criar uma coleção de acordo com o DNA da sua empresa, reforçando, inclusive, a sua identificação de marca.

O que acontece é que a moda oversized passeia com desenvoltura tanto por moletons quanto alfaiataria e moda esportiva. Contanto que tenha uma pegada casual e não marque em excesso de forma desconfortável, está valendo.

Pode-se dizer, aliás, que conforto é a palavra-chave do conceito, uma sensação que deve ser tanto física quanto visual.

No entanto, claro que uma coleção oversized corre o risco de parecer bagunçada e relaxada. Por isso é importante ficar ligado às proporções do look na hora de compor seu lookbook ou vitrine, por exemplo.

As imagens devem inspirar o uso das peças traduzindo a identidade da sua marca, sempre de acordo com o mood da coleção, é claro. Confira algumas dicas:

 

Tamanhos

Brinque com os tamanhos. Se a peça oversized estiver na parte de cima do corpo, opte pela peça mais justa na parte de baixo.

Se a calça é overzised, a blusa deve ser mais justa. Dessa forma você dá mais destaque à peça. Mas tudo largo também funciona.

 

Moda inclusiva

É importante fazer uma coleção inclusiva, da mesma forma que é a própria moda oversized. Pense então nos diferentes tipos de pessoas quando sugerir os looks.

Por exemplo, pessoas altas podem brincar com as cores sem problema. Mas se a ideia é parecer menor, as cores complementares, que têm alto contraste, são as melhores (laranja e azul ou mesmo o clássico preto e branco).

Já as mais baixas devem preferir tom sobre tom ou análogas (como azul e verde) que alongam a silhueta.

Peças

Algumas peças são clássicas, como a camisa de botão, que também pode ser usada como vestido, blazers e a calça masculina (como o famoso jeans boyfriend).

 

Elegância

Moda oversized também pode ser elegante. Blazer grande e calças largas, que exploram a boca de sino, em tom monocromático é um look totalmente sofisticado.

A elegância também pode ser despojada, claro. Basta considerar que a maior parte é sempre a principal. O restante do visual deve ser composto a partir dela, então crie as peças-chave e as peças-satélites dentro do mesmo conceito.

 

Pontos de atração

A moda oversized é eclética, mas sempre há pontos que funcionam mais do que outros. As camisetas oversized para dentro da casa têm uma pegada mais in, ainda mais quando acompanhadas por uma camisa de flanela amarrada na cintura.

Para fora também vale, claro, mas nesse caso o look ganha um toque anos 90, principalmente com leggings, calça skinny ou biker short.

Pronto para fazer sua coleção de moda oversized reforçando sua identificação de marca?

Aproveite para saber como usar cadarços para intensificar sua identidade de marca!

[eBook] Saiba com planejar sua coleção de moda baixando nosso e-book! | Baixar Grátis | Haco

Compartilhe

Junte-se a nossa lista de leitores.


    Ao informar seus dados, você concorda com a Política de Privacidade.