0800 70 45670 [email protected]

A escolha das cores é um dos primeiros passos que um estilista dá quando vai desenvolver suas coleções de moda, não é mesmo? As inspirações podem vir de diversos lugares: viagens de pesquisa de moda, filmes, livros, e até mesmo a natureza, que possui uma imensidão de tonalidades a ser exploradas pelos criativos. 

Uma das principais inspirações atualmente é a Pantone, que anualmente lança uma nova tendência de cor: em 2020 a queridinha é a Pantone Classic Blue 19-452, um azul sereno e elegante.

Mas como esta cor pode inspirar você em suas criações? Continue lendo este blog post e iremos te mostrar como transformar uma inspiração de cor, como a Pantone Classic Blue 19-452, em muitos insights poderosos para você utilizar no seu dia-dia de trabalho.

Estudar antes de escolher a cor principal de sua coleção é o primeiro passo. Durante a montagem do seu mapa de coleção de moda, pense em quais cores você deseja que sejam predominantes em suas coleções e o que significam aos olhos de seus clientes. Troque ideias com seus colegas e envolva toda a equipe neste processo.

Aprofundar-se em Psicologia das Cores, estudo que busca compreender o comportamento humano em relação às cores, é uma boa dica. Abaixo reservamos algumas dicas sobre como utilizar o Pantone Classic Blue com inspiração para seu trabalho de moda:

Pantone Classic Blue, uma cor de paz e serenidade

A cada ano a Pantone surpreende com suas apostas de cor. Em 2020 a queridinha tornou-se a Classic Blue 19-452, que é identificada pela nossa psique como cor tranquila, que traz paz e serenidade, oferecendo uma sensação de proteção ao espírito humano. 

Segundo o site da Pantone, impacta sobre a concentração, trazendo uma claridade igual a um laser. “Nos leva ao equilíbrio dos pensamentos. Uma cor azul refletiva, Classic Blue cria a resiliência”, afirma a marca

A Pantone Classic Blue 19-452 transmite versatilidade, pois pode ser utilizada em texturas, acabamentos e revestimentos brilhantes. O que é definido pela Pantone dita moda no mercado da moda, automobilístico, de decoração e imobiliário. 

Como a cor Pantone Classic Blue pode inspirar suas coleções de moda | Haco

Mas e qual o significado da cor azul?

Você deve estar se perguntando qual o significado da cor azul – e todas as suas nuances – e como este conhecimento pode te auxiliar no desenvolvimento de suas novas coleções. O azul simboliza sentimentos relacionados à fé, espiritualidade, lealdade e paz. 

Também é relacionado à estabilidade, harmonia e confiança, de acordo com compilado realizado por especialistas do No Film School.

Como a cor Pantone Classic Blue pode inspirar suas coleções de moda | Haco

Inspiração para o mercado da moda

De acordo com a WGSN, maior portal de pesquisa sobre tendência de moda, os tons puros e ousados de azul são uma tendência em alta no mercado dos EUA. 

A cor azul-raio é uma das mais inovadoras, especialmente na moda jovem feminina. As roupas nas cores de azul-cobalto tiveram um aumento de presença de considerável nos últimos tempos. 

Tudo mostra que o azul não saiu de cena e está cada vez mais forte: as pesquisas divulgadas em 2018 foram reforçadas pela Pantone, que apostou na Classic Blue em 2020.

Como a cor Pantone Classic Blue pode inspirar suas coleções de moda | Haco

Classic Blue dominando as decorações de ambientes

Quem trabalha com planejamento de moda sabe que as inspirações para as próximas coleções surgem de diversos lugares, inclusive da arquitetura. O site Casa Vogue aposta que a cor Classic Blue promete ficar em evidência nas paredes de diversos ambientes da casa e também pode invadir móveis e objetos de design. 

Vem combinada com uma base mais dark, usando paredes escuras e contraste com elementos mais claros, como almofadas.

Está mais do que claro que a Pantone Classic Blue veio para ficar! Portanto, use e abuse de sua criatividade para desenvolver roupas, acessórios e demais produtos de moda. A versatilidade da cor dá asas aos estilistas que desejam propor novas formas e conceitos ao mercado. 

As identificações de marca também precisam estar alinhadas com a paleta de cores da coleção. Clique aqui, baixe nosso material, e saiba mais sobre o pack de identificação de marca da Haco.

Baixe nosso infográfico e descubra como tornar suas coleções de moda muito mais especiais com os pack de identificação de marca da Haco! | Haco