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Metodologia. Quem pensa que moda e design sobrevivem apenas de intuição e bom gosto muito se engana. É preciso estratégia para buscar os caminhos mais assertivos e colocar ideias e inspirações em prática. E o mapa de coleção de moda é a ferramenta certa para isso.

Afinal, o sucesso é um degrau difícil de ser conquistado e que deve ter por base uma sólida estrutura para ser duradouro. Veja o que é, por que é tão importante e como montar seu mapa de coleção de moda e fazer diferença no mercado.

Enfim, o que é um mapa de coleção de moda?

Toda coleção de moda passa por etapas para chegar ao seu formato final. Todo o processo, desde a criação até a finalização, deve seguir uma ordem cronológica para que o caos não seja instaurado.

Com isso evita-se perda de tempo com retrabalhos e idas e vindas a pontos que não têm necessidade de serem revisitados.

Assim, o mapa de coleção de moda é uma espécie de receita para a elaboração do produto. E, como toda boa receita, cada um tem a sua.

De um modo geral, no entanto, algumas ações são comuns a todos, mais ou menos como escolher, comprar, lavar, cortar, cozinhar e montar os pratos.

Ou, em outras palavras, planejar, pesquisar, delimitar o projeto, criar, negociar, criar alternativas, avaliar, produzir, elaborar, criar mostruário, precificar, divulgar, vender etc.

Seja qual for o nome, o importante é compreender a ordem das etapas e quais os processos que as formam.

Benefícios do mapa para a coleção de moda

Mas afinal, será que ele é assim tão importante mesmo? O mapa de coleção de moda traz algumas vantagens que podem parecer despercebidas a princípio.

  • Maior controle sobre a coleção – Já parou para pensar quantas informações precisam ser reunidas em uma única coleção? Cores, aviamentos, estampas, mixes, tecidos, tudo isso em torno de uma mesmo tema.

O mapa de coleção de moda propicia uma verdadeira imersão em todos esses processos, permitindo uma visualização clara de todos os detalhes.

  • Mais assertividade nas definições – Como tudo fica exposto, a visualização antes da produção favorece substituições estratégicas, composição de peças casadas, criação de similares e até trocas de características que não atenderam à expectativa.
  • Economia na produção – Pilotagem pronta e há várias peças que estão fora do escopo? Sim, isso acontece. Mas quando há um mapa de coleção de moda os erros são mais visíveis antes da confecção das peças piloto.
  • Mais tempo no final do processo – É possível que a princípio você gaste um pouco mais de tempo alimentando o mapa tanto com ideias iniciais como com novas informações ao longo do caminho. Com o andar da metodologia, no entanto, a assertividade das ações agilizará o processo como um todo. O tempo é dinheiro.

Processos para elaborar seu mapa de coleção de moda

O nome das etapas não importa, mas é importante que sigam uma ordem cronológica que seja embasada por alguns processos.

  • Conhecimento mercado – Sua marca está inserida em um determinado ambiente. Quais são seus concorrentes? Qual a aceitação deles no mercado, o que oferecem como diferenciais? Qual o seu diferencial? Você está segmentado? Como pode ir além do comum e oferecer o que o seu nicho precisa?
  • Persona da marca – Como seus clientes de verdade se comportam? Quais suas dores, o que precisam, o que procuram? Crie personas para sua marca e procure descobrir como entregar soluções.
  • Reúna referências visuais – O mapa de coleção de moda é, basicamente, visual. A ideia é atingir o maior número de pessoas dentro daquele perfil. Para isso, defina tema e subtemas e coloque referências visuais de como quer apresentar sua coleção de moda ao mundo.

Faça um moodboard, ou painel de inspiração, com todas as referências visuais que têm a ver com o que quer para a sua coleção: cores, texturas, acabamentos, cortes, aviamentos, materiais de identificação de marca etc.

  • Monte um cronograma de ações – Esse é um passo decisivo para seu mapa de coleção de moda. Especifique a ordem de execução e os prazos de finalização de cada etapa. Imagine situações hipotéticas para tentar prever contratempos.
  • Resultados monitorados sempre – Não esqueça: todos os membros da sua equipe devem ter acesso ao mapa de coleção de moda e estar de acordo com o cronograma. Promova reuniões regulares para que todos saibam sobre o andamento dos processos e esteja sempre aberto a propostas. Afinal, a equipe é fundamental para uma coleção de sucesso.

Dessa forma o mapa de coleção de moda o ajudará a ter resultados bem mais assertivos em menos tempo, colaborando para um trabalho criativo e participativo de toda a equipe.

E já que estamos no assunto, aproveite para saber mais sobre como engajar sua equipe no processo de criação da sua coleção de moda!

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