0800 70 45670 [email protected]

Agregar valor à sua coleção é criar diferenciais que façam com que o público-alvo se identifique com o seu produto. Uma das melhores formas de conseguir isso é através da aplicação da tendência de moda à sua coleção denim.

O material, aliás, já começa levando vantagem, já que é um clássico do mundo da moda. Mesmo assim, sair do lugar-comum é imprescindível para quem quer destaque no mercado.

Explorando o mundo da WGSN Denim, conseguimos captar muitas ideias de como valorizar suas peças investindo na identificação de marca e criando diferenciais dentro das principais tendências de moda.

Tendência de moda atual: adote o upcycling

Design, criatividade, inovação e alinhamento com o mercado. Qualidades e características que são indispensáveis a qualquer estilista – mas sempre se pode ir muito mais além.

Tendência de moda atual: adote o upcycling Tendência de moda atual: adote o upcycling Tendência de moda atual: adote o upcycling

Como reflexo do momento em que vivemos, a moda também incorpora valores da sociedade. Assim a sustentabilidade, um dos maiores pontos vitais do mundo moderno, é também uma das maiores tendências de moda.

O upclycling, ou reaproveitamento consciente, já tomou conta das passarelas, assim como das ruas. O conceito, que se transformou em movimento, ganha cada vez mais força, agregando valor às coleções de forma individualizada e criativa. Veja como.

Dê adeus ao desperdício

A tendência de moda é a moda consciente. O fast fashion fica cada vez mais distante em um mundo em que o reuso pode ser a receita de sobrevivência do meio ambiente. Abraçar a causa é ser humano, ser natural, ser inteligente – e ter estilo.

Nesse conceito, o desperdício não tem espaço. E ele começa já na modelagem, no corte, nos acabamentos. É preciso pensar no design criativo e enxuto no aproveitamento do tecido, reduzindo aparas e sobras.

Tendência de moda: Dê adeus ao desperdício Tendência de moda: Dê adeus ao desperdício Tendência de moda: Dê adeus ao desperdício

Recrie seu processo criativo. Repense antes de riscar, reimagine antes de cortar, reavalie antes de fechar. Caso queira aprofundar-se no assunto, indicamos o livro Moda com Propósito: manifesto pela grande virada, do escritor e empreendedor André Carvalhal.

Escolha tecidos reciclados 

A escolha do tecido é um dos pontos altos do upcycling como tendência de moda. Desconstrução e reconstrução são palavras-chave, onde peças antigas se abrem, se unem e se fundem com outras para uma criação renovada.

O que sobrou da coleção passada e está parado é a matéria-prima perfeita para ser combinada com tecidos reciclados. Não só no seu estoque, mas também nos das fábricas.

Escolha tecidos reciclados upcycling como tendência de moda Escolha tecidos reciclados upcycling como tendência de moda Escolha tecidos reciclados upcycling como tendência de moda

Além de economizar aproveitando o que sobrou da sua coleção, você reduz gastos comprando o material mais barato dos próprios fabricantes.

Agregue valor também utilizando jeans reciclados, produzidos a partir de 30% a 100% de material reaproveitado. Um passo largo para a preferência do consumidor, cada vez mais exigente e sustentável.

Tire vantagem dos designs híbridos

Uma das grandes vantagens do denim é sua combinação fácil com outros tecidos e tirar vantagem disso é necessário, essencial.

Uma grande tendência de moda é o design híbrido, totalmente presente nas passarelas, ruas e feiras de moda.

Misture pedaços de peças já utilizadas de outros tecidos, outras cores, estamparias. Não existe combinação impossível. O mix de texturas cria diferenciais e agrega valor à coleção.

Contrastes e imperfeições devem ser evidenciados. Não esconda, crie destaques. Baseie suas peças nas principais tendências de moda, investindo em itens básicos que têm o espírito do upcycling.

Saias, calças, blazeres, coletes e vestidos. Crie contrastes de claro e escuro, texturas e cores de forma alinhada à sua proposta. Nos casacos e jaquetas, por exemplo, painéis de tecidos diferentes ganham apelo funcional.

Inspire-se nas grandes marcas, procure ficar antenado com o que está rolando nos principais eventos. Leia livros, informe-se, estude. Lembre-se que sua criatividade deve estar alinhada às principais tendências de moda, mas aprender com a História é fundamental.

Trend alert: agregue valor com os enfeites certos no denim

Outra grande tendência de moda tem um toque ao mesmo tempo retrô, conceitual e futurista: os enfeites nos jeans femininos e masculinos.

Vinda diretamente da era disco, a extravagância dos brilhos exagerados ganha uma pegada sustentável com os jeans reciclados e os paetês biodegradáveis. Aposte em tons ofuscantes que tomam toda a peça ou destacam painéis.

Trend alert: agregue valor com os enfeites certos no denim Trend alert: agregue valor com os enfeites certos no denim Trend alert: agregue valor com os enfeites certos no denim

Por outro lado, strass e tachas aplicados em estruturas acolchoadas aparecem na modelagem maxi, outra releitura dos anos 80. Vale destaque para o denim cru, sem ou com lavagem mínima.

Pedrinhas de strass devem ser aplicadas em desenhos, realçando frases ou criando desenhos. Na peça inteira elas dão o tom da festa. Inspire-se na icônica Juicy Couture e brinque de fazer brilhar.

Aqui a tendência de moda é “mais é melhor”. Exagere, combine logotipos com elementos de brilho, pérolas gigantes, franjas de correntes. O streetwear vira luxo e extravagância.

Incorpore diferenciais com a identificação de marca

A etiqueta certa realça a identificação da sua marca e agrega valor. Mais do que uma tendência de moda, a inovação tecnológica é definitiva e transformadora. Tirar vantagem disso é praticamente uma obrigação no mundo da moda.

Para isso, defina formatos e materiais de acordo com a sua coleção, incorporando a identificação de marca ao design.

Aposte nas etiquetas personalizadas para enriquecer detalhes. Crie um visual único combinando acabamentos, cores, bordados ou estamparias exclusivas com alta definição e qualidade.

Incorpore diferenciais com a identificação de marca

Usar os cadarços coloridos ou cores mais neutras pode ser um grande diferencial para suas peças denim. É uma super tendência de moda e que domina as passarelas, além de serem cadarços lindos e estilosos, agregarão ainda mais valor para suas peças denim, e que podem ser personalizadas com a cara da sua marca e coleção.

Diversifique e surpreenda com tags nos mais diferentes formatos e materiais – de acordo com cada nicho da sua coleção de moda.

Use a criatividade para destacar sua marca e inovar com tecnologia de ponta em adesivos termocolantes e autocolantes, transfers, bandeirinhas, plaquinhas de metal e lacres de autenticidade.

Defina sua estratégia e incorpore a identificação da sua marca ao denim de forma bonita, confortável e durável. A etiqueta certa está sempre lá: ela transforma os detalhes em pontos fortes valorizando a peça esteticamente e aumentando seu valor de mercado.

Denim: o tecido que nasceu para ser uma eterna tendência de moda

Quando, em 1853, Levi Strauss decidiu criar uma roupa resistente para a mineração, não imaginou que seria o responsável por uma das maiores tendências de moda ao longo dos tempos.

A desconfortável lona de sua ideia inicial foi substituída por um tipo de algodão sarjado francês, na época conhecido como Tecido de Nimes – ou Denim. Mais de 30 anos depois a ficha de que tinha alguma coisa especial nas mãos já tinha caído.

Levi Straus decidiu então tingir as peças de azul com uma planta chamada indigus – criando assim outro ícone da História da moda, o indigus blue.

Mas foi mesmo a partir da década de 30 que se tornou impossível segurar a moda, já que as calças foram parar no figuro dos filmes western.

Dali para a fama mundial 20 anos depois foi um pulo, capitaneada como símbolo de rebeldia por celebridades como James Dean, Marlon Brando e Elvis Presley.

Ícone criado, usado e consagrado, o denim tem sua história própria, realidade melhor do que qualquer filme. Uma história que quanto mais se conhece, mais apaixonante se torna essa eterna tendência de moda.

Quer descobrir outras formas de agregar valor à sua coleção de moda? Clique aqui e descubra tudo sobre o assunto!

Trend House #10 A décima edição da nossa revista Trend House traz um conteúdo exclusivo sobre a nova coleção de books Haco na Visão do Estilista Alexandre Herchcovitch. Acesse agora!