Sustentabilidade: tendências de moda e o uso de materiais que não prejudicam o meio ambiente

Sustentabilidade: tendências de moda e o uso de materiais que não prejudicam o meio ambiente

As mais fortes tendências de moda mostram que o futuro da área já está traçado – e ao que tudo indica não há muito espaço para atitudes que agridem o planeta.

A sustentabilidade não é mais uma “pegada”, hoje é uma exigência do mercado ancorada por um posicionamento sólido do consumidor.

Empresas de moda de todos os portes, setores e lugares já estão se posicionando na reconstrução de uma realidade sustentável. São mudanças profundas que atingem o processo produtivo, envolvem a escolha dos materiais até a apresentação do produto ao consumidor final.

Veja quais são as principais tendências de moda e inspire-se para entrar nesse novo mundo da moda com sustentabilidade.

Conheça alguns conceitos básicos das principais tendências de moda

O mundo da moda é um reflexo da sociedade, o que mostra que em poucos momentos da nossa jornada estivemos tão alinhados com o consumo consciente quanto agora.

Ao longo dos anos a moda foi responsável por um grande consumo de água, de despejo de dióxido de carbono da atmosfera e de grande volume de lixo, incentivados por um consumo compulsivo e repleto de desperdícios.

O consumidor mudou e mudar com ele é, também, uma questão de sobrevivência. O criativo que não se adequar vai encontrar cada vez menos espaço em uma sociedade que se torna cada vez mais exigente.

Conheça alguns dos conceitos básicos que estão guiando as principais tendências de moda.

  • Fast fashion x slow fashion

O consumo rápido e exagerado de produtos a cada estação está cedendo espaço ao slow fashion, que se consagra com a produção de peças atemporais e duráveis.

  • Consumo consciente

Há uma preferência pelos modelos que oferecem maior possibilidade de combinação com outras. Crescem nessa linha os conceitos de armários-cápsulas, da criatividade para investir novas funções nas mesmas roupas e de criar looks mais variados com menos peças.

  • Second hand

A ideia da circularidade é uma das fortes tendências de moda. Doar o que está em excesso, o que não se quer mais ou o que não é usado.

Grandes marcas investem no desconto das novas coleções na troca de peças novas por usadas, que são recicladas e retornam ao mercado.

É a valorização da segunda-mão, do brechó, do aluguel de roupas, da originalidade e da qualidade contra o descarte irresponsável de resíduos e o desperdício.

  • Reciclagem

Já pensou em fazer sua coleção de moda com o reaproveitamento de coleções antigas?

Essa é uma das grandes tendências de moda, o uso não só da sobra de tecidos não utilizados, mas também com novas leituras de peças que já foram sucesso e de itens modificados com toques artesanais.

  • Tingimentos naturais

Os métodos alternativos de tingimento estão em alta, principalmente os vegetais que levam mais sustentabilidade às peças.

Tintas menos tóxicas ou atóxicas e de origem natural reduzem a contaminação da água e do solo, minimizando o impacto ambiental das produções.

  • Tons que remetem ao minimalismo

Nas tendências de moda com sustentabilidade as cores também têm papel decisivo. Além dos tingimentos amigos do meio ambiente, a WGSN aponta os tons neutros como um retorno ao minimalismo, à estética clean e ao retorno dos materiais de alta qualidade que garantem a durabilidade das coleções.

  • Peças multifuncionais

Peças utilitárias e multifuncionais, que permitam menos troca de roupa durante o dia. Detalhes que transformam um modelo em outro, permitindo que a mesma roupa do trabalho possa ser adaptada para uma saída social e vice-versa.

  • Roupas para home office

A grande adoção do home office permanente por várias grandes empresas ao redor do mundo criou um novo nicho de tendências de moda: as roupas para trabalhar em casa.

É a criação de peças confortáveis e minimalistas, porém com uma pegada levemente formal que transmita o dress code necessário em uma videoconferência.

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Materiais sustentáveis conectam pessoas, meio ambiente e economia com as tendências de moda

Clientes cada vez mais engajados exigem novas opções de matéria-prima que não agridam o meio ambiente.

Várias iniciativas surgem ao redor do mundo para uma das mais fortes tendências de moda: a criação de novos materiais sustentáveis.

  • Couro alternativo

Cascas de abacaxi, cascas de maçã, couro de tilápia, cactos e folhas da planta orelhas-de-elefante são alguns dos materiais utilizados para a criação do couro alternativo.

  • Tecidos eco-friendly

Reaproveitamento de materiais que antes eram descartados, muitas vezes em aterros. Juta da Amazônia, (mescla de PET com retalhos criando tecidos desfibrados, fios reciclados de tapetes, carpetes e redes de pesca) e algodão orgânico são algumas das apostas para a produção de tecidos sustentáveis, com matérias-primas de baixo impacto.

  • Tecidos de papel

A WGSN, uma das maiores empresas de análise de tendências de moda, destaca o uso dos materiais à base de papel reciclado dando uma nova textura a bolsas e calçados. A repaginação das modelagens básicas aposta a manutenção da cor natural do papel em acabamentos lisos ou amassados.

Transparência nos processos agrega valor à marca

Um dos pontos principais das tendências de moda com sustentabilidade é a transparência dos processos agregando valor à marca.

O novo consumidor quer conhecer os bastidores do processo criativo e de produção, se interessa pela prática da empresa e pelo percurso percorrido pela peça roupa até chegar até ele.

Essa construção da confiança com o cliente e de compromisso de engajamento da marca com a sustentabilidade é um caminho sem volta, que agrega valor a cada peça e reforça a identidade no mercado.

Mais do que uma tendência de moda, este é um movimento que não para de crescer, e onde a identificação de marca tem papel fundamental.

Nas etiquetas, por exemplo, é possível levar ao consumidor final toda a história da peça, com informações como local de fabricação, composição, técnica de tingimento e instruções para durabilidade.

Todo o seu material de identificação pode servir como um canal de comunicação com seus clientes, criando a transparência necessária para uma relação de confiança e parceria com a marca que agrega valor à coleção.

Agora que você já viu como as principais tendências de moda sustentável podem ser uma verdadeira fonte de inspiração para sua próxima coleção, descubra também os conceitos para a próxima estação outono inverno!

 

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