O FUTURO DA MODA COM A TECNOLOGIA E POR QUE DEVEMOS ESTAR ATENTOS A ESSA DUPLA

O FUTURO DA MODA COM A TECNOLOGIA E POR QUE DEVEMOS ESTAR ATENTOS A ESSA DUPLA

Muito embora a moda e a tecnologia sejam percebidas como campos completamente distintos, os dois sempre se cruzaram – geralmente para o melhoramento de ambas as indústrias.


À medida em que a modernização avança, cada geração contínua da tecnologia torna-se mais pessoal, e os wearables portáteis, como por exemplo os Smart Watches, já fazem parte de um presente bem palpável. No entanto, muitos dispositivos, passados e presentes, estão cheios de um estigma nerdy”, e se a tecnologia for posta em você, é provável que você não queira  parecer um cyborg”.


Apesar das tentativas de flerte com o mundo da moda, a aparência futurista do Google Glass , por exemplo, foi amplamente divulgada, como se fosse ridículo demais para ser usado por alguém fora de um laboratório.
Por outro lado, como resultado de sua campanha de design e promoção, o Apple Watch tem sido um dos bem sucedidos no mercado, com uma versão de design mais atraente, já agrada o público em geral , porém para muitos, ainda é visto como um brinquedo para adultos.


Então, como se pode aproveitar essas inovações sem parecer que você saiu de uma convenção de Star Trek?
E sobre a infinidade de possibilidades que a tecnologia vem trazendo para a experiência do varejo?
Aqui estão 6 considerações que ajudarão a tirar o máximo proveito da conveniência e dos benefícios oferecidos pelo casamento entre a moda e a tecnologia.


Invisibilidade

Não é o superpoder, mas quase. Neste âmbito, a invisibilidade se refere a tecnologia que você não pode ver ou sentir.
O OMsignal, por exemplo, é um fio de nova geração que é tecido em roupas e tem a capacidade de monitorar seu coração, taxa de respiração, contar seus passos e calorias queimadas.

Da mesma forma, o Projeto Jacquard liderado pela Google, transforma roupas e móveis em superfícies interativas através do fio especialmente projetado para ser similar em todos os aspectos aos fios que compõem os tecidos tradicionais.

Joalheria

Aqui estamos além do Apple Watch, que além de suas capacidades de monitoramento de saúde, não é nada mais que uma ferramenta de notificação.


Ao firmarem parcerias com estilistas, as empresas de tecnologia podem atrair um público muito mais amplo.
Observe a colaboração de Tory Burch com a Fitbit. O projeto da pulseira em metais nobres e couro transformam um rastreador de atividades em um acessório elegante apropriado para a vida fora da academia.


Então, surge a Ringly, uma linha de anéis e jóias clássicas que se conectam ao telefone via Bluetooth e que o notificam sutilmente quando você recebe um texto ou uma chamada. A vibração discreta e a luz lateral não interferem em situações sociais e evitam que você cheque seu telefone a cada cinco minutos para ver se alguém ligou.



Já a Chronos projetou um pequeno disco de metal que transforma qualquer relógio em um smartwatch. Apenas 33 mm de diâmetro e 2,5 mm de espessura, adere à parte de trás do seu relógio e traz uma variedade de características de smartwatch com ele. Perfeito para alguém que esteja procurando a experiência do smartwatch sem os olhares curiosos.

Impressão 3-D e 4-D

Obviamente, você já ouviu falar sobre impressão 3-D. O processo de criação de objetos sólidos tridimensionais a partir de arquivos digitais.


A capacidade de imprimir quantidades específicas em casa ou a poucos quarteirões de distância remove a produção em massa e a logística da cadeia de produção, potencialmente tornando-se um tipo de fabricação mais ecológico.
O estúdio de design de vestuário e joalheria de Massachusetts Nervous System atualmente é pioneiro na chamada impressão 4-D com projetos que automaticamente mudam de forma logo que saem da impressora. Pode-se imaginar as infinitas implicações que esta tecnologia pode trazer para outras indústrias.

Responsabilidade social

Construir um senso de responsabilidade social tornou-se uma tendência entre muitas start-ups digitais de moda. Embora grandes marcas façam um esforço para devolver algo à sociedade, suas tentativas podem ser vistas como estratégia de marketing se a filantropia não estiver no centro de seu modelo comercial.


O revendedor de óculos Warby Parker prioriza a consciência social em todos os níveis do negócio. Ao contornar canais tradicionais, projetar localmente e se envolver diretamente com os clientes, eles são capazes de oferecer óculos de alta qualidade a preços acessíveis. Em escala global, Warby Parker calcula o faturamento mensal de óculos e parte do montante é doado a organizações sem fins lucrativos parceiras que treinam pessoas nos países em desenvolvimento para fornecer exames oftalmológicos básicos e vender óculos às suas comunidades a preços acessíveis.

Sustentabilidade

Estima-se que quase 13.1 milhões de toneladas de roupas são jogadas fora por ano. – uma quantidade assustadora de lixo. Aplicativos como Depop e Poshmark permitem aos usuários comprar e vender roupas usadas e tornar o processo de passar a roupa adiante algo divertido e simples.

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