Marketing de moda: Como promover sua marca de forma assertiva

Marketing de moda: Como promover sua marca de forma assertiva

Ver sua coleção de moda sendo lançada para o mercado pode ser um dos maiores prazeres do criativo, mas se a promoção da marca não for eficiente, grande parte do trabalho vai por água abaixo. Afinal, é preciso saber divulgar a produção para ter o retorno esperado – e para isso, criar uma boa estratégia de marketing de moda é fundamental.

Quando bem desenvolvidas, as ações digitais reforçam a identificação de marca, ampliam a participação no mercado, demonstram expertise, proporcionam o reconhecimento do público, geram mais transparência na produção, geram valor agregado para as peças e ajudam a fidelizar os clientes.

Tudo isso é possível através de um marketing de moda bem elaborado. Claro que entregar a missão a profissionais do ramo é sempre melhor, mas há várias ações que o próprio empresário pode fazer para melhorar os resultados.

Veja algumas delas e comece hoje mesmo a deixar a promoção da sua marca assertiva!

 

Defina metas para o seu marketing de moda

O primeiro passo para começar seu marketing de moda é definir as metas. O que você pretende alcançar? Uma base maior de leads, consolidar a marca, divulgar a empresa ou uma nova coleção, criar expertise, ganhar visibilidade, conseguir mais visualizações do site, aumentar a taxa de conversão?

É muito importante saber onde quer chegar para desenvolver ações de marketing de moda de acordo com as prioridades. Mas lembre-se que, embora a maioria queira fazer tudo isso de uma vez, é preciso começar aos poucos.

Contratar uma empresa especializada pode ser uma boa ideia para ajudar a marca a descobrir o caminho mais assertivo para alcançar os objetivos.

 

Determine as personas da marca

A persona é o comprador ideal. Pode haver mais de uma, mas é muito importante fazer uma pesquisa para conhecer bem o perfil, gostos, hábitos, faixa etária, cultura, educação, etc.

Apenas através da análise de comportamento dos consumidores vai ser possível montar uma estratégia realmente assertiva de marketing de moda, melhorando a comunicação com os clientes.

Essa pesquisa pode ser feita pela internet, analisando as bases de dados ou as métricas do site e das redes sociais, por exemplo.

 

Invista em fotografias profissionais

O mundo da moda trabalha com as sensações e os sentimentos. É o conforto do tecido ao tocar a pele, o visual instigante, a sensação de conforto, a lembrança de uma época feliz.

Por isso, o marketing de moda precisa reforçar esses aspectos para sensibilizar o público – e nada melhor do que fotografias profissionais.

Então, nada de amadorismo. Invista em fotografias ou vídeos bonitos e plásticos, mas que mostrem exatamente aquilo que o cliente vai encontrar após a compra online. Assim você conquista pelo visual e não deixa margem para surpresas.

 

Mantenha o Feed organizado

O Instagram é o grande “vendedor” do momento, por isso boa parte da estratégia de marketing de moda deve ser voltada para a rede social. Mas não basta “ter” um Feed, é preciso que esteja organizado.

O ideal é ter uma paleta de cores harmoniosa, que tenha a ver com as cores da identidade de marca.

 

Saiba gerar valor e propor soluções

O marketing digital não é igual às vendas do passado. Hoje não se vende apena produtos, mas soluções. Por isso, no marketing de moda é preciso gerar valor agregado para as peças através de conteúdo relevante e original.

Dê dicas de estilo, comente tendências, mostre como as roupas ou acessórios podem ser usadas no dia a dia, como criar diferenciais personalizando os looks, macetes para aumentar a vida útil das peças, informações de lavagem, etc.

Outra forma de agregar valor através do marketing de moda é trabalhando com digital influencers. Escolha pessoas de confiança do público-alvo, que tenham a ver com o DNA da marca, que tenham histórias para contar e que realmente passem credibilidade.

Fica a dica: Faça campanhas contínuas, usando sempre mais de um influenciador.

 

Solicite avaliações

Quando a marca pede um feedback sobre um assunto, ela está trazendo o lead para dentro. Isso mostra aos clientes que as opiniões têm valor e que é importante que ele participe do dia a dia da empresa de moda

Porém, lembre sempre que as avaliações devem, efetivamente, servir de termômetro para as ações, um indicador do que é preciso mudar ou manter no marketing de moda.

Procure interagir com os comentários, mostrando bom humor e bom senso. Use os dados das avaliações para enviar ofertas mais assertivas e personalizadas, criar promoções e até brindes para os clientes mais interativos.

Não esqueça, que mais do que a preocupação em vender, você deve usar o marketing de moda para gerar valor para os clientes. A venda acaba sendo uma consequência natural da construção de um relacionamento duradouro.

Aproveite essas dicas e também veja como os novos estilistas podem se destacar no mercado da moda!

Baixe nosso infográfico e descubra como tornar suas coleções de moda muito mais especiais com os pack de identificação de marca da Haco! | Haco

Compartilhe

Junte-se a nossa lista de leitores.


    Ao informar seus dados, você concorda com a Política de Privacidade.