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A criação é um processo que envolve várias etapas, mas a primeira – e provavelmente a mais importante delas – é uma boa pesquisa de moda.

É nela que as principais tendências de cores se transformam em inspirações para uma coleção personalizada, que passa a refletir então a própria visão do estilista sobre o momento atual.

Por isso, a Haco trouxe hoje as principais tendências de cores para a temporada outono-inverno 2020/21 na visão de quem mais entende do assunto: a WGSN e a Pantone. Então vem com a gente conferir e respire fundo, porque essa grande viagem começa agora!

Tendências de cores Outono/Inverno 2020: WGSN e Pantone em sintonia

Os dois maiores especialistas do mundo em tendências de cores estão em completa sintonia para a temporada outono/inverno 2020.

Cores sofisticadas, ricas, fortes e complexas permitem uma vasta gama de combinações, abrindo um leque de possibilidades individualizadas e combinadas entre si.

Para a WGSN a dualidade entre a vida digital e a necessidade crescente de conexão com a natureza regem as paletas.

Entre as principais apostas, cinco cores-chave ganham destaque na temporada, criando a veia principal de tendências de cores para o próximo outono/inverno.

1 – Marrons invernais

O marrom surge como a opção mais fashion da temporada. Do bege ao bordô, os tons terrosos evocam o solo, a terra, as origem para aquecer a estação mais fria do ano.

Para a WGSN, a cor evolui para o luxuoso marrom-sequoia (Coloro 020-42-21 / Pantone 18-1343 TCX): versátil, progressista e com uma vibe masculina.

Já na Pantone, o sólido e terroso Rocky Road (19-1234) lidera a escolha ao lado do Sugar Almond (18-1155), do ousado e desafiante Dark Cheddar (15-1150) e do cordial Chicory Coffee (19-1419).

2 – Verde predominante

No território das tendências de cores, o marrom divide território com o verde. A gama é grande e vai dos tons bem naturais aos totalmente artificiais, como o Limão-orgânico (Coloro 053-79-38 / Pantone 13-0550 TCX) da WGSN.

O tom deve aparecer principalmente nas peças urbanas esportivas, dando efervescência ao inverno, em detalhes mais comerciais e em peças inteiras conceituais.

Verdes e azuis digitais aparecem também mixadas aos tons neutros e escuros, como o próprio marrom.

Para a Pantone, a estação é dos verdes florestais Forest Biome (19-5230) e Eden (19-6050), e dos nutritivos Guacamole (17-0530) e Green Olive (17-0535).

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3 – A atemporalidade da menta pastel

A terceira cor-chave em tendências de cores é a chamada Menta pastel (Coloro 065-80-23 / Pantone 13-0117 TCX), definida como atemporal pela WGSN.

A cor conceitual funciona bem em praticamente todos os segmentos e representa a evolução dos bem-sucedidos tons pastéis, trazendo otimismo à paleta invernal.

4 – Azuis carregados

O azul carregado funciona como uma base para a criação mesclada com tons crus, criando um efeito sofisticado e ao mesmo tempo vibrante.

É representado pelo Azul-digital (Coloro 107-31-20 / Pantone 18-4231 TCX), quase uma fusão com o verde, o que gera uma pegada atemporal.

Mais comercial, a saturação da cor evoca certa solenidade, um sentimento de confiança que cai bem em propostas utilitárias e esportivas com certo ar retrô.

A variação com outras tonalidades de azul também são tendências de cores dentro da proposta da WGSN.

Já a Pantone, aposta na ponderação do Galaxy Blue (19-4055) e na determinação silenciosa do Bluestone (18-4217).

5 – Toda a gravidade do cinza

O minimalismo retorna com força após o impacto causado pelo maximalismo na temporada anterior.

A pegada anos 90 se reflete no cinza carregado, que a WGSN chama de Cinza-gravidade (Coloro 042-45-01 / Pantone 17-0613 TCX), principalmente nos looks monocromáticos.

Na Pantone, a seriedade do tom ressurge no Paloma (16-0000), no Frost Gray (17-0000).

O que a nova temporada deve trazer

As tendências de cores da WGSN são uma leitura do momento atual da sociedade, uma leitura mundial que pode ser segmentada de acordo com o público-alvo da coleção e o próprio modo do estilista ver o mundo.

Essas tendências para o outono/inverno 2020 são o resultado de profundas pesquisas de moda e observações pelos principais acontecimentos e manifestações culturais, artísticas e comportamentais de 2019.

Veja quais são os caminhos identificados para a próxima temporada:

  • O mundo está cada vez mais visual: o criativo deve aprofundar a paleta também dos tons neutros, criando uma nova percepção de crus, cinzas, marrons e azuis;
  • O mundo está cada vez mais sustentável: a paleta deve incluir tons com tingimento natural, não impactantes no meio ambiente. O foco nessas cores expressa a preocupação crescente com a natureza e os meios de produção sustentáveis;
  • A moda está cada vez mais atemporal: apesar de refletir o momento, a coleção deve ser voltada também para as estações seguintes. É preciso dar uma continuidade ao guarda-roupa, evitando desperdício e incentivando o consumo consciente. Incorpore cores do verão, crie looks com propostas flexíveis;
  • As pessoas estão cada vez mais práticas: cores únicas, looks monocromáticos descartam a sobrecarga de informação jogada todos os dias pela internet. Destaque pela elegância em visuais criativos e inteligentes, sem monotonia.

Aposte nos detalhes e nos aviamentos

Crie pontos de identificação com seu público através das tendências de cores também nos detalhes. Cadarços, pespontos, aviamentos, etiquetas e acabamentos devem ser atualizados de acordo com a identidade da sua marca.

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