0800 70 45670 [email protected]

Não importa em qual segmento do mundo fashion você trabalhe, acompanhar os eventos de moda que rolam pelo Brasil é fundamental. Mais do que apresentar tendências, eles são um verdadeiro termômetro da sociedade, um reflexo do que está acontecendo – e do que está por vir.

Além disso, há toda a parte tecnológica, claro, onde são apresentadas as últimas novidades do mercado. Isso sem falar na genialidade criativa e surpreendente de alguns designers de moda e do networking. Afinal, cada evento é uma oportunidade incrível de travar novos conhecimentos, parcerias e amizades.

Veja os eventos de moda que acontecem no Brasil e programe-se.

Principais eventos de moda no Brasil

  1. São Paulo Fashion Week (São Paulo – SP)

Maior evento de moda do país, o mais importante da América Latina e o quinto maior do mundo, o São Paulo Fashion Week é um acontecimento obrigatório para quem vive da moda.

Principais eventos de moda no Brasil: São Paulo Fashion Week

Criado em 1966, hoje seu maior diferencial é a aproximação com o comércio varejista. Disputadíssimo, o evento conta com a participação de estilistas famosos mundialmente, como Alexandre Herchcovitch, parceiro da Haco, e Reinaldo Lourenço.

O evento é ainda o responsável pelo lançamento de modelos como Gisele Bündchen, Isabeli Fontana e Lucas Mascarini.

O São Paulo Fashion Week acontece duas vezes por ano: entre março e abril para as coleções primavera/verão e entre outubro e novembro para as coleções outono/inverno.

  1. DFB – Dragão Fashion Brasil  – (Fortaleza – CE)

O DFB – Dragão Fashion Brasil acaba de completar 20 anos em 2019. Criado por Claudio e Elena Silveira, o acontecimento anual geralmente acontece em maio e é hoje a maior fashion week autoral da América Latina.

Principais eventos de moda no Brasil: DFB - Dragão Fashion Brasil

Tendo como base os maiores nomes da moda nordestina, este ano o evento contou com designers como David Lee, Lindebergue Fernandes, Almerinda Maria, Melk Z-Da, Wagner Kallieno, Jeferson Ribeiro, Ronaldo Silvestre, Kallil Nepomuceno, Rendá por Camila Arraes e D’Aura.

Nos últimos anos o evento de moda tem investido pesado no beachwear, seguindo o conceito, segundo Claudio Silveira, de que para o cearense a praia é mais do que um acaso geográfico, mas uma definidora da vocação de empreendedorismo e inovação do povo.

O evento mantém ainda uma tradição, o Concurso dos Novos, que reúne estudantes de faculdades do Ceará, Pará, Paraná, Piaui, Rio de Janeiro e São Paulo.

  1. Inspira+ (São Paulo – SP)

Para quem está em busca de novidades nos eventos de moda, o Inspira+ não pode faltar. O único salão de design e inovação de materiais da América Latina lança a cada semestre mais de mil materiais desenvolvidos pelos participantes do evento.

O evento acontece em dois dias em São Paulo para empresários dos segmentos calçadista, confecção e moveleiro, além de estilistas, designers e formadores de opinião.

Principais eventos de moda no Brasil: Inspira+

Este ano o evento, que aconteceu no início de julho, contou com mais de 180 expositores de todo o país com soluções em tecidos, acessórios, solados, laminados, couros, muito mais para os setores de moda e mobiliário.

  1. Casa de Criadores (São Paulo – SP)

A Casa dos Criadores é um dos principais eventos de moda autoral que acontece duas vezes por ano em São Paulo – geralmente em julho/agosto e novembro/dezembro.

Considerado o maior acontecimento lançador de novos estilistas da moda brasileira, a Casa de Criadores surgiu em 1997 com foco na criação autoral genuína e a revelação de novos talentos.

A Haco esteve presente em várias edições sempre apoiando os novos estilistas, como Igor Dadona, Ben e Diego Malicheski da marca Rocio Canvas.

Principais eventos de moda no Brasil: Casa de Criadores

Hoje o movimento incorpora estilistas e criadores de todos os estados, nos mais variados estágios da carreira. Marcelo Sommer, Cavalera, Ronaldo Fraga, Marcelo Quadros, Carlota Joaquina, André Lima, Karlla Girotto, Mário Queiroz, V.Rom e Lorenzo Merlino são alguns dos nomes lançados pela Cassa de Criadores.

A 45ª edição da Casa de Criadores aconteceu de 3 a 8 de julho de 2019.

  1. Denim Meeting

O Denim Meeting acontece em cidades brasileiras consideradas os principais polos da indústria denim, como Balneário Camboriú (SC), São Paulo (SP), Maringá (PR), Goiânia (GO) e Caruaru (PE).

Referência no mercado jeanswear, o Denim Meeting é um dos eventos de moda que não podem faltar no calendário de quem quer ficar alinhado com as principais tendências. Foi no Denim Meeting que a Haco fez o lançamento do seu Book de produtos 2019.

Principais eventos de moda no Brasil: Denim Meeting

Principal encontro dos protagonistas da indústria têxtil, o evento reúne exposição, palestras, entrevistas, workshops e talkshows para sintonizar tendências nacionais e internacionais ao contexto de cada região. A próxima edição acontece no dia 7 de agosto, em Maringá.

  1. Moda Rio Moda (Rio de Janeiro – RJ)

Considerado um dos eventos de moda mais importantes do país, Rio Moda Rio chegou em 2016 em substituição à Rio Fashion Week, mas o primeiro desfile, que seria em 2017, acabou sendo adiado e só aconteceu em janeiro de 2018, no Píer Mauá.

Principais eventos de moda no Brasil: Moda Rio Moda

A nova formatação apresenta grifes nacionais, mas é também voltada a outras formas de cultura, como a gastronomia e a música. A ideia é manter o espírito carioca com bastante referências cotidianas na passarela, mas sempre com muito luxo e glamour.

  1. ID Fashion (Curitiba – PR)

Com sua quarta edição em setembro de 2018, o ID Fashion se consolida nos cenários dos melhores eventos de moda. O encontro reúne marcas tradicionais e já tradicionais no mercado ao lado de novos nomes do cenário da moda.

Principais eventos de moda no Brasil: ID Fashion

Confira aqui o desfile das marcas mais representativas do mercado conforme o site do ID Fashion:

  • Catwalk: Desfiles intimistas, com apresentações das coleções das marcas mais representativas e originais do mercado de moda paranaense, realizados em um ambiente lúdico e inspirador.
  • Living Lab & Store: Espaço de exposição interativa e comercialização das coleções das marcas participantes. Uma ação que proporciona aos empresários a oportunidade de relacionamento e feedback de consumidores, formadores de opinião e de especialistas do setor.
  • User Experience: Uma mostra para o grande público dos bastidores e dos processos por trás da indústria da moda, por meio de espaços de vivências e experimentações durante o evento. Alinhado ao tema, e por meio de parcerias, o User Experience desta 4ª edição traz um hackathon de moda, com o intuito de integrar novas tecnologias ao universo do vestuário (wearables) e do varejo de moda.
  • Id Talk: O ID Talk é um bate-papo interativo, mediado por especialistas, com a presença de personalidades e profissionais renomados da indústria da moda nacional. O objetivo é provocar reflexões sobre temas pertinentes ao setor e ao consumo contemporâneo.
  1. São Paulo Prêt à Porter (São Paulo – SP)

Mais um dos eventos de moda que já conquistaram reconhecimento internacional, o São Paulo Prêt à Porter é uma feira que tem como principal foco a criação de oportunidades de negócios para pequenas indústrias e confecções.

Principais eventos de moda no Brasil: São Paulo Prêt à Porter

Para isso, o evento aposta na integração de fornecedores, expositores e comerciantes mundiais, acontecendo 100% integrada à Couromoda, no Expo Center Norte. A próxima feira anual acontece de 13 a 15 de janeiro de 2020.

  1. Capital Fashion Week (Brasília – DF)

Criado em 2005, o Capital Fashion Week ocorre anualmente em Brasília, geralmente em dezembro. Como um dos maiores eventos de moda do país, tem como principal foco o lançamento nacional de jovens estilistas da região centro-oeste.

Principais eventos de moda no Brasil: Capital Fashion Week

Estes, por sua vez, são selecionados através do concurso Novos Talentos, com a orientação do estilista Jum Nakao e com desfiles patrocinados pelo CFW. O evento procura ainda a valorização das fábricas e confecções de joias, bolsas, sapatos, acessórios e artesanato em geral.

  1. Minas Trend (Belo Horizonte – MG)

O Minas Trend é um dos eventos de moda mais importantes do país, tornando-se referência em pré-lançamentos. Em abril de 2019, a 24ª edição apresentou as tendências para a primavera/verão 2020.

O principal foco do acontecimento é fomentar a moda mineira com base na inclusão e na sustentabilidade. Além dos desfiles, o evento conta com atrações culturais, gastronômicas, palestras e exposições.

Principais eventos de moda no Brasil: Minas Trend

Ao reunir no mesmo lugar expositores de vestuário, calçados, bolsas, joias e bijuterias o Minas Trend se torna um enorme salão de negócios para a indústria da moda.

  1. Festival do Jeans Toritama (Toritama – PE)

Em sua 18ª edição, o Festival do Jeans Toritama se consolida cada vez mais no calendário dos eventos de moda.

Sua última edição, de 2 a 4 de maio de 2019, reuniu 20 mil pessoas em torno das principais tendências outono-inverno de 60 marcas parceiras. No total foram quase 30 desfiles, 20 marcas em exposição em 55 stands e mais de uma dezena de shows musicais.

Principais eventos de moda no Brasil: Festival do Jeans Toritama

O maior encontro de moda de Pernambuco foi criado em 2001 pela Prefeitura para impulsionar a produção local. Hoje a cidade de Toritama responde por 16% da produção total do jeans nacional.

Além dos eventos de moda há várias formas de buscar inspiração para suas criações. Confira aqui 10 dicas de livros de moda que vão ajudar a ter uma visão mais global do mundo fashion!