0800 70 45670 [email protected]

Quem trabalha com criação às vezes precisa deixar a mente voar – mas o problema é quando ela voa demais. E gerenciar uma equipe de moda é criar condições de produtividade criativa sem deixar que as pessoas sejam seduzidas pelas distrações.

Esse limite tênue nem sempre é fácil de ser alcançado. Mas algumas dicas de gestão de tempo podem ser valiosas para alcançar seus objetivos e gerir o esforço dedicado a cada tarefa – sem sobrecarregar a equipe de moda.

Ao contrário do senso comum, a gestão de tempo não se trata de controle, mas sim de estratégia. E ela passa tanto pela equipe de moda como pela avaliação de suas próprias ações como gestor, aparando arestas e eliminando os vilões da improdutividade.

Com uma visão ampla e livre de preconceitos, veja o que mais atrapalha a produtividade da sua equipe de moda e como acabar com essa verdadeira pedra no sapato.

1 – Agilize a rotina da equipe de moda eliminando o excesso de reuniões

Manter o pessoal alinhado com o andamento da coleção é fundamental, mas será que você não está exagerando na quantidade de reuniões? Quantas delas você convoca por dia ou por semana?

Reportagem da revista Exame, por exemplo, diz que apenas 39% do tempo de trabalho é realmente produtivo. E nada menos que 21% da jornada é ocupada com reuniões.

Uma boa dica para manter a atualização da equipe de moda sem perder tempo reunindo todo mundo é apostando em um mapa de coleção de moda. Bem mais prático e eficiente.

2 – Procure antecipar problemas

Fazer uma boa pesquisa de moda, conhecer bem seu público-alvo e descobrir as dificuldades e as soluções de outros profissionais pode ser uma ótima forma de antecipar problemas.

Uma forma muito interessante e eficiente de fazer isso é assistindo a alguns filmes de moda, por exemplo, onde você com certeza encontrará situações bem parecidas com as que você pode enfrentar.

Aproveite e crie alguns braintorms para buscar soluções padronizadas para os problemas mais comuns e crie padrões de atendimento ao cliente. Crie canais de comunicação eficientes, desenvolva materiais de identificação de marca com dicas pertinentes.

Lembre-se que a tecnologia é sua grande amiga e pode incluir informações valiosas para seus clientes nas etiquetas, por exemplo.

3 – Crie prioridades

Por maior que  o trabalho de uma equipe de moda seja basicamente criativo, nunca a deixe “solta”. Aprenda a fazer uma gestão de tempo criando prioridades, estabelecendo metas e prazos.

Use uma regrinha básica:

  • Alta prioridade – São as atividades inevitáveis. Devem ser feitas o mais rápido possível. São também aquelas que criam diferenciais na sua coleção de moda para agregar valor ao consumidor final.
  • Média prioridade – São as que não comprometem a execução das atividades de alta prioridade. Podem ficar em segundo plano, mas devem ser feitas tão logo possível.
  • Baixa prioridade – Não são essenciais, podem ficar por último ou até mesmo não serem feitas. Podem acrescentar algo, mas não fazem falta.

Mas procure saber o tempo certo de cada atividade, para não sobrecarregar a equipe de moda. É preciso identificar quais atividades merecem um esforço maior, qual etapa da coleção vai demandar mais tempo ou pode ser terceirizada.

4 – Terceirize sempre que possível

E já que tocamos no assunto, sim, terceirize sempre que possível. Muitas vezes a equipe de moda perde um tempo valioso fazendo uma atividade que será melhor e mais rapidamente desenvolvida por pessoal terceirizado e especializado. E tempo é dinheiro.

É o caso do pack de identificação de marca, por exemplo. A Haco oferece profissionais especializados em criar todas as peças de acordo com o mote da sua coleção e sub coleções, com os mais diversas matérias-primas.

5 – Não confunda funcionário multitarefas com proativo

Esse é um erro comum: confundir aquele funcionário que faz tudo ao mesmo tempo com um colaborador proativo.

O multitarefas, na verdade, perde o foco do que interessa e acaba reduzindo em até 40% a produtividade da equipe – é o que mostra pesquisa da American Psychological Association (APA).

De acordo com a APA a alternância entre diversas tarefas todos os dias não é natural do cérebro, elevando o estado de estresse e fadiga mental.

6 – Experimente o home office e a flexibilização de horários

Há várias funções dentro de uma equipe de moda que podem ser realizadas de forma remota graças à internet. Aposte na flexibilização de horários, já que muito do processo criativo pode ser feito em home office, sem que o membro precise estar 100% do tempo na sua empresa.

E nem precisa ser todos os dias, você pode definir o calendário que for melhor para você. Além da melhor gestão de tempo e produtividade da equipe de moda, já que alguns membros podem render mais trabalhando em casa, também há economiza de custos com transportes, alimentação, etc.

Há várias formas de fazer uma gestão de tempo eficiente aumentando a criatividade produtiva da sua equipe de moda – e essas são apenas algumas delas.

Aproveite e veja também como engajar sua equipe no processo de criação da sua coleção de moda!

Baixe nosso infográfico e descubra como tornar suas coleções de moda muito mais especiais com os pack de identificação de marca da Haco! | Haco