Principais desfiles de moda que ocorrem no Brasil e no mundo!

Principais desfiles de moda que ocorrem no Brasil e no mundo!

Nem a pandemia conseguiu atrapalhar o giro do mundo da moda. O mercado, conhecido pela criatividade e resiliência, logo inventou formas de inovar e atualmente, com a aceleração da volta ao normal, é preciso se organizar para acompanhar os principais desfiles de moda no país e no mundo.

Mas além de conhecer as tendências das passarelas mundo afora, o interessante é entender como cada desfile de moda se encaixa no contexto fashion.

Vale lembrar que, tradicionalmente, são duas edições anuais, apresentando as coleções outono-inverno e primavera-verão. No entanto, o calendário tem sofrido mudanças por causa da pandemia e a maioria das semanas de moda está funcionando de forma online.

Veja quais são e comece a organizar sua agenda!

 

Os mais importantes desfiles de moda internacionais

Representar a maravilhosa diversidade do mundo da moda tem sido a missão dos mais importantes desfiles de moda internacionais. Além de figuras icônicas e já consagradas, todos os anos novos talentos são revelados nas passarelas.

Participar deles não é apenas um privilégio, mas uma oportunidade de escrever o nome na História da Moda. Para quem não está lá, é a chance de conhecer como as principais mentes criativas veem o momento atual através da moda.

 

New York Fashion Week

Desfiles de moda - New York Fashion Week

O mais antigo e grandioso dos desfiles de moda internacionais com certeza é o de Nova York. Criado em plena Segunda Guerra Mundial, em 1943, com o nome de Press Week, o New York Fashion Week (NYFW) costuma ser realizado no Lincoln Center for the Performing Arts que, por si só, já é um templo de criação artística.

Entre estilistas, designers e grifes, são mais de uma centena de profissionais do mundo da moda reunidos a cada edição. Ambas costumam ocorrer sempre no mesmo período. A primeira delas a partir da primeira quinta-feira de fevereiro e a segunda a partir da primeira quinta-feira de setembro.

 

London Fashion Week (LFW)

Desfiles de moda - London Fashion Week

Desde 2010 a Semana de Moda de Londres é um dos desfiles de moda mais badalados do mundo, chegando a superar a Semana de Moda de Tóquio.

Também com duas edições, em fevereiro e setembro, a London Fashion Week foi criada em 1984 pelo Conselho Britânico de Moda. Como é realizada logo após a NYFW, é considerada uma espécie de continuação da semana de Nova York.

São cinco dias de eventos que reúnem shows, exposições, festas e muitos eventos com artistas internacionais, além dos desfiles de moda. Aliás, toda a cidade fica em alvoroço e Londres se torna uma grande oportunidade para compras.

Os varejistas do mundo da moda londrino aproveitam o burburinho dos famosos e criam um verdadeiro festival de descontos e oportunidades.

Milão Fashion Week (MFW)

Desfiles de moda - Milão Fashion Week (MFW)

Criado em 1958 e organizado pela Camera Nazionale de la Moda Italiana, o evento tem quatro edições, sendo duas para moda feminina (fevereiro e setembro) e duas para moda masculina (janeiro e junho).

Algumas das maiores grifes do mundo desfilam passarelas, como Bottega Veneta, Dolce & Gabbana, Gucci, Roberto Cavalli, Giorgio Armani, Versace, Prada, Emilio Pucci, Fendi, Alberta Ferretti, Emporio Armani e Salvatore Ferragamo.

Paris Fashion Week (PFW)

Desfiles de moda - Paris Fashion Week (PFW)

Para fechar as chamadas “Big Four” das semanas de moda, a não menos importante Paris Fashion Week acontece de forma semestral no Carrousel du Louvre ou às margens do Rio Senna.

A data é determinada pela Federação de Moda Francesa, criadora do evento em 1970, mas costuma ser uma das últimas semanas de moda. Nos desfiles de moda marcam presença nomes como Dior, Chanel, Louis Vuitton, Miu Miu, Hermès, Alexander McQueen, Yves Saint Laurent e Jean Paul Gaultier.

Semana de Alta-Costura de Paris

Desfiles de moda - Semana de Alta-Costura de Paris

Paris tem ainda um outro desfile de moda de peso, a Semana de Alta-Costura. Geralmente acontece em janeiro e julho. O diferencial do evento são as produções voltadas exclusivamente para ocasiões de gala, contando também com o lançamento e exposições de jóias milionárias.

Passarelas do Brasil também fazem sucesso no resto do mundo

Alguns eventos brasileiros estão entre os desfiles de moda mais importantes do mundo. Deles saem novidades impressionantes e grandes tendências para o mercado interno e externo. A maioria também acontece semestralmente, geralmente em fevereiro e setembro ou outubro.

São Paulo Fashion Week (SPFW)

Desfiles de moda - São Paulo Fashion Week (SPFW)

Criado em 1996 com o nome de Morumbi Fashion Brasil, passou a ser São Paulo Fashion Week – ou simplesmente SPFW – em 2001. É considerado o maior evento de moda da América Latina e o quinto maior do mundo. À sua frente estão apenas as semanas de moda Nova York, Milão, Paris e Londres.

Entre estilistas e modelos, das passarelas do SPFW surgiram nomes como Alexandre Herchcovitch, Gisele Bündchen, Lucas Mascarini e Reinaldo Lourenço.

São duas edições por ano (primavera-verão e outono-inverno) que colocaram oficialmente o Brasil no calendário da moda internacional.

Rio Fashion Week (RFW)

Desfiles de moda - Rio Fashion Week (RFW)

Tradicionalmente realizado uma semana depois dos desfiles da semana de moda de São Paulo, o Rio Fashion Week cresce em importância a cada ano. O evento foi criado pela Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) e pela Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) em parceria com o Sebrae-RJ.

O evento é conhecido por representar o jeito alegre e descontraído de ser do carioca, uma expressão vibrante da moda usada nas ruas do Rio.

Minas Trend

Desfiles de moda - Minas Trend

Já o jeito mineiro de ser, recheado de tradições com forte valorização das produções artesanais, é representado no Minas Trend. Realizado pelo Sistema Fiemg há mais de 20 anos, é um dos desfiles de moda mais importantes do país.

Criado, a princípio, como uma forma de divulgar a moda mineira no mercado interno, logo ganhou projeção internacional. Hoje é conhecido como verdadeiro celeiro de grandes nomes e ideias.

Capital Fashion Week

Desfiles de moda - Capital Fashion Week

A principal semana de moda de Brasília foi criada em 2005. A iniciativa privada da empresária Márcia Lima ganhou o apoio de diversas entidades locais, como o próprio governo federal, o Sebrae e a Associação Comercial do Distrito Federal.

Uma das grandes realizações do evento, o “Novos Talentos”, serve de vitrine para estilistas da região, que podem ganhar projeção internacional.

Casa de Criadores

Desfiles de moda - Casa de Criadores

Mais do que um dos mais importantes desfiles de moda do país, a Casa de Criadores é considerado um dos maiores eventos de moda autoral do Brasil. Criado em 1997, o movimento agrega estilistas em diferentes fases da carreira e de todas as regiões do país.

A Haco esteve presente em várias edições da Casa de Criadores, que costuma acontecer duas vezes por ano. Nomes como Igor Dadona, Ben e Diego Malicheski da marca Rocio Canvas, por exemplo, contaram com o apoio da Haco em suas criações.

E então, pronto para colocar as tendências em dia e se inspirar para a próxima coleção de moda?

Aproveite para se atualizar sobre como as marcas criando diferenciais e levando a sustentabilidade para a passarela!

[eBook] Saiba com planejar sua coleção de moda baixando nosso e-book! | Baixar Grátis | Haco

Compartilhe

Junte-se a nossa lista de leitores.


    Ao informar seus dados, você concorda com a Política de Privacidade.