0800 70 45670 [email protected]

Transformar a paixão por moda e design em profissão pode render ótimos lucros. No entanto, como para praticamente qualquer outra coisa na vida, é preciso muito estudo e dedicação.

Por isso, por mais que você siga sua intuição e tenha seu próprio estilo, a qualificação em moda e design é fundamental, principalmente em um mercado cada vez mais competitivo.

Não sabe o que fazer nem por onde começar? Aqui você vai encontrar 13 cursos top para quem quer realmente fazer diferença e deixar sua marca no mundo fashion.

1 – Bacharelado em Moda – Tradicional e amplo

Ideal apara quem quer estar por dentro de todos os processos do mundo fashion o bacharelado capacita com conhecimentos amplos.

No curso, de 4 anos, são dadas disciplinas como Ilustração, Estética, Tecnologia para compreender melhor processos como vendas e controle de estoque, planejamento, criação e muito mais.

2 – Design de Moda – Rápido e focado

Ao contrário do anterior, o curso tem grau tecnológico, por isso é mais curto (2 anos) e especializado. Nele as atividades buscam ser mais práticas, mas também engloba áreas como processos de fabricação, desenvolvimento de produtos, corte e costura, estampas, modelagem e análise de tendências.

3 – Fotografia também tem a ver com moda e design

Quem gosta mesmo de moda e design sabe o quanto a imagem é importante. O curso de Fotografia, que também dura quatro semestres, deixa o aluno preparado para atuar em levantamento de tendências, pesquisa de moda, registros de materiais, publicações especializadas, etc.

4 – Engenharia Têxtil: de olho em novas tecnologias

Moda e design começam muito antes – e longe – das passarelas. Nessa graduação, o engenheiro têxtil se especializa na fabricação dos tecidos, está sempre de olho nas novas tecnologias para o desenvolvimento de produtos e tratamento das fibras.

É dele também que surgem grandes pegadas sustentáveis para o reaproveitamento de resíduos têxteis, por exemplo.

5 – Marketing – Moda e design para além da catwalk

Nem todo mundo que ama moda e design quer focar nas passarelas. Para muita gente é o entorno que encanta.

Lidar com o público, criar campanhas específicas para eventos, promover o setor, divulgar novas coleções, entender melhor para melhor atender o consumidor.

Seja bacharelado ou tecnólogo, quem faz Marketing adquire conhecimentos em gestão, sociologia, economia e comunicação, e claro, entre outras áreas.

6 – Design de Produto, um verdadeiro especialista

Traduzir as necessidades do seu público-alvo em peças reais é o sonho de qualquer pessoa que se envolve com moda e design.

Nesse caso, o designer de produto é um verdadeiro especialista que utiliza um mix de arte, técnica e tecnologia para criar peças que unam beleza, funcionalidade, sustentabilidade e ergonomia.

E o que não faltam são áreas de trabalho, dos departamentos de criação aos escritórios de design.

7 – Administração de Empresas

“Como assim?”, você deve estar pensando. Mas é isso mesmo, o bacharelado de Administração de Empresas também tem tudo a ver com moda e design.

Afinal, é preciso entender do assunto para gerir (bem) uma empresa, com um conteúdo bem alinhado às demandas do setor.

Ótima opção para quem adora estratégias para fechar patrocínios, consolidar sua identificação de marca e criar novas oportunidades.

8 – Moda e design em estamparias

Já pensou em criar sua própria estampa? Muitas marcas famosas em moda e design se destacam no mercado justamente pela criação de estamparias próprias.

Há vários bons cursos no mercado, onde mesmo quem não sabe desenhar liberta a imaginação e a criatividade para elaborar suas próprias estampas.

9 – Corte e costura: mão na massa

Para muita gente moda e design se traduzem em colocar a mão na massa. E é claro que é um diferencial saber fazer antes de saber mandar. Por isso os cursos básicos de corte e costura são uma ótima porta de entrada para o mundo fashion.

Neles, além das primeiras noções em estilismo e moda, você aprende ainda a identificar, escolher, comprar, preparar e cortar tecidos, a fazer acabamentos variados e a determinar as melhores agulhas para cada criação.

10 – Consultor de moda: ajudando a desenvolver estilos

O mundo da moda e design é um vasto conglomerado de áreas – e uma delas é justamente a consultoria. Se você tem estilo, ama criar novas combinações e tem sensibilidade para traduzir personalidades em vestuário, o curso é para você.

A área cresce a cada dia e o curso dá um conhecimento sólido para embasar suas orientações aos seus cientes. Além disso, como é um curso livre, não é preciso nenhum pré-requisito para participar.

Cursos de moda e design no exterior ampliar ainda mais horizontes

Que tal um bônus para criar ainda mais diferenciais no mercado? Há vários cursos de moda e design no exterior, mas aqui nós decidimos citar apenas alguns dos ultra top:

11 – Amsterdam Fashion Institute

Criado em 1952, o Amsterdam Fashion Institute (Amsterdam) é um dos mais conceituados e cultuados formadores de profissionais em moda e design do mundo. Recentemente o Instituto criou o primeiro mestrado do mundo focado em empreendedorismo de moda circular, em parceria com o Circle Economy e Fashion for Good.

12 – Parsons (Nova York)

Com dois programas de graduação, dois de pós e vários cursos de moda e design básicos, basta dizer que entre os ex-alunos do Parsons estão nomes como Marc Jacobs, Donna Karan, Alexander Wang, Tom Ford, e Narciso Rodriguez.

13 – Fashion Institute of Technology (FIT – Nova York)

O Fasion Institute of Technology (FIT) oferece nove cursos de graduação, seis de pós, dezenas de certificações para educação continuada e vários cursos de verão em moda e design.

Apesar de ser um dos melhores do mundo, o FIT é considerado bastante acessível. Por ele passaram nomes como os de Calvin Klein, Michael Kors e Nanette Lepore.

E então, pronto para alçar voo em moda e design? Aproveite e confira tudo sobre como fazer seu planejamento da sua viagem de pesquisa de moda e decole!

Baixe nosso infográfico e descubra como tornar suas coleções de moda muito mais especiais com os pack de identificação de marca da Haco! | Haco