Como a criatividade pode melhorar os seus resultados no trabalho?

Como a criatividade pode melhorar os seus resultados no trabalho?

Você já parou para pensar que criar moda nem sempre é ser criativo? Nesse mundo totalmente competitivo, difícil mesmo é encontrar alguém cuja criatividade, pura e simples, apenas desponte por seu bom gosto e originalidade.

Muito disso se deve pelo hábito de estarmos sempre pensando em tendências. A elas devem ser aplicadas as preferências pessoais, mas é quando a coisa se torna comercial que muitas vezes a criatividade se perde.

Tendências não devem ser ignoradas, muito pelo contrário. Elas refletem os comportamentos mais complexos da sociedade, mudanças às vezes tão sutis, mas tão profundamente enraizadas, que chegam a levar anos para que sejam sentidas pelo grande público.

É aí que deve entrar o olhar do profissional de moda, na busca pela criatividade que reflete nas camadas mais internas das tendências – em vez de interpretá-las de forma superficial.

Mas como encontrar essa criatividade nata, como lidar com esse aspecto da individualidade que às vezes parece tão inacessível? Não há segredo nem milagre, mas muito estudo e pesquisa, porque é o conhecimento a chave para um mundo mais criativo.

Criatividade: use o dia inteiro, sem restrições

Pare e pense: do que é que você gosta? Como é o seu ambiente de trabalho ideal? Sobre o que você gosta de falar? O primeiro passo para colher bons frutos é ser coerente consigo mesmo.

Seu local de produção, por exemplo, deve refletir a forma como você pensa seu trabalho. Como se sente diante da vida, do mercado. Detalhes físicos confortam a mente, fazem diferença. Procure cercar-se de elementos que fazem bem à alma, que o relaxem e o identifiquem.

Pense que a criatividade está em toda parte. No outdoor que você não gostou mas pode gerar um insight, no filme de ontem que achou bizarro, na viagem que o amigo contou.

Não existe ninguém sem criatividade. Tudo o que você precisa é aprender a expandir a mente.

Saia da zona de conforto e questione. Sempre

A criatividade pode ser exercitada através de um questionamento constante. Não entendeu? Pergunte. Quer saber mais? Instigue. Acha que pode haver um ângulo diferente? Pesquise mais.

A pesquisa de moda, por exemplo, é fundamental para ampliar horizontes. E quanto mais largos eles forem, mais possibilidades se abrem para a sua criatividade. Mas não confunda: isso não significa perder o foco.

Aliás, questione a si mesmo. Será que pode – ou deve – ir mais longe? Pode ser feito de uma forma diferente? É essa a solução? Ouça sua equipe, pode ser que o gatilho da sua criatividade esteja escondido na ideia de outra pessoa.

Viaje, aprenda um novo idioma, misture-se

A criatividade também precisa de inspiração, ela não é um processo ininterrupto. Para isso, o cérebro tem que fazer novas conexões constantemente, procurar compreender as coisas habituais de uma forma não habitual. A ver o mundo pelos olhos de outras pessoas.

Conheça novos lugares sempre que possível, mergulhe em outras culturas, misture-se, aprenda um novo idioma. Reinvente-se e, depois, reinvente-se de novo. Deixe a mente aberta para novas ideias e novos conceitos: a chave para a criatividade também pode estar no que você não conhece. Ainda.

Leia, estude, inspire-se

Tenha sempre em mente que todo aprendizado já é, em si, um processo criativo. Nada melhor para isso do que a leitura. Há vários livros inspiradores, que mostram como os caminhos da criatividade podem ser abertos. Veja alguns deles:

Criatividade S.A. (Ed Catmull)

Catmull é simplesmente o presidente da Pixar, o estúdio que co-fundou com Steve Jobs. Brainstorm e as reuniões de equipe são o escopo do que chama de cultura da criatividade.

A História Secreta da Criatividade (Kevin Ashton)

Se você acha que os grandes gênios da humanidade tiveram relâmpagos de criatividade para suas obras, muito se engana. Ashton mostra como o processo criativo na verdade é lento e cheio de tentativas e erros – até chegar aos acertos.

Um Toc na Cuca (Roger von Oech)

No livro von Oech mostra quais são os bloqueios que limitam o pensamento criativo e como descondicionar a forma de pensar para incentivar a criatividade.

Mindset: a nova psicologia do sucesso (Carol S. Dweck)

Esse clássico da motivação mostra como alcançar o sucesso aprendendo a lidar com os nossos objetivos. A autora define como o conceito de mindset a atitude mental com a qual encaramos a vida.

Isto não é um livro (Keri Smith)

Aqui a autora tem uma proposta totalmente diferente: você deve reinventar o livro a cada página. Cada uma é descrita como uma coisa diferente e você deve exercitar sua criatividade transformando-a em outra. Será que você consegue?

Lembre-se que a criatividade deve ser trabalhada, estimulada, cutucada. Dessa forma você conseguirá produzir sua coleção de moda baseada nas maiores tendências atuais, mas sempre com uma identidade própria que converse com o inconsciente coletivo – que é a base do sucesso nas ruas e nas passarelas.

Já que o assunto é estimular a criatividade, aproveite e descubra os top 10 lugares para realizar sua pesquisa de moda!

Baixe nosso infográfico e descubra como tornar suas coleções de moda muito mais especiais com os pack de identificação de marca da Haco! | Haco

Compartilhe

Junte-se a nossa lista de leitores.


    Ao informar seus dados, você concorda com a Política de Privacidade.