0800 70 45670 [email protected]

Saúde, competição, desafio, superação, puro prazer: são muitos os motivos que levam à prática de esportes e também os caminhos que conduzem as tendências de moda esportiva.

Eles devem ser monitorados por quem se dedica a tornar esses momentos mais especiais, confortáveis e, por que não, estilosos.

É preciso vencer a maratona de pesquisa, desbravar novos materiais, superar a prova de força e reforçar a identidade da marca. Ao preparar uma nova coleção de moda o estilista tem que ficar atento às sutis mudanças no comportamento dos atletas, às novas modalidades que surgem e, é claro, às tendências de moda.

Por isso a Haco foi buscar o que há de novo e mais forte em tendência de moda esportiva junto a quem entende melhor: a WGSN. Descubra as novidades da área e identifique os insights que farão sua coleção de moda ser um sucesso na primavera-verão 2021.

Conheça as cores que são as principais tendências de moda esportiva

Cultura digital e natureza são os dois principais vieses das paletas de cores para as tendências de moda esportiva segundo a WGSN.

Na verdade, elas respondem a uma releitura da temporada outono-inverno 2020/21, abordando tanto a necessidade cada vez mais premente de desconexão da tecnologia quanto a sustentabilidade.

Com isso, a atemporalidade é um passo decisivo para sua coleção de moda, agregando o valor da longevidade. É preciso pensar adiante, fazer uma moda menos imediatista, mais unissex e neutra.

Entre as tendências de moda em cores, fica a dica: cada vez mais há uma necessidade de conexão entre o consumidor e a produção.

Aproveite para reforçar os laços da sua identificação de marca e explore o poder da psicologia das cores para alimentar e estreitar essa relação.

Veja como usar as cores que são tendência de moda esportiva

  • Os visuais imperfeitos dos tingimentos naturais ficam ótimos para atividades ao ar livre e na academia;
  • Explore o bege sobre bege em sobreposições de inspiração utilitária, peças básicas e calçados. Toques de azul reforçam a tendência de moda;
  • Visuais all black em peças básicas, assim como o preto combinado com cores ácidas extravagantes levam mais sofisticação ao visual;
  • Esportes de alta intensidade pedem cores vibrantes. Aposte em amarelos variados contrastantes com azul e preto;
  • Vermelhos combinados com amarelos e marmelada criam um visual dinâmico, evocando confiança e energia;
  • Para pós-treino e ioga, aposte nos cinzas e cinzas-azulados.

Planeje-se: conheça os materiais esportivos de performance para Primavera Verão 21

Aqui, mais uma vez, a WGSN aposta na sustentabilidade e na tecnologia inspirada pela natureza. A tendência de moda são os materiais leves, porém resistentes, criados pela bioengenharia, que deve levar ao fim da distinção das roupas para performance esportiva e para o dia a dia.

Corantes vegetais e alternativas sustentáveis para criação de texturas e desempenho estão em alta. O acabamento opaco dá sofisticação aos materiais. Então nada de brilho. O toque ressecado é essencial para a proposta.

Descubra alguns usos para os materiais que estão em alta

  • Malha para performance com toque rústico, quase caseiro e sem desperdícios. Respirabilidade em alguns pontos chave e elasticidade e conforto em lã reciclada e lã de merino, tudo sem costura aparente;
  • Fibras banhadas em minerais refletem os raios UV, afastam a poluição do corpo e mantém a temperatura estabilizada. Também reciclam a energia do corpo favorecendo a restauração muscular;
  • Use malha opaca de secagem rápida em tons pasteis foscos e tecidos macios, elegantes e esportivos, com um toque contemporâneo. Nada de costuras aparentes;
  • Tecidos inteligentes em materiais que reconhecem as necessidades do corpo e se adaptam. Biotecnologia para evoluir e reagir ao meio ambiente;
  • O look athleisure de luxo é a grande aposta entre as tendências de moda esportiva. As malhas revestidas por materiais lustrosos e lisos são a grande atração;
  • Tecidos quase transparentes para sobreposição: nanofibras obtidas pela eletrofiação em gel e o borofeno, capitaneiam a proposta;
  • Tecido de paraquedas compõem capas perfeitas para o verão em nylon reciclado com painéis à prova de vento e tramas respiráveis;
  • Opções de padronagens, selagem de calor e costuras caem bem nas peças intermediárias acolchoadas como jaquetas e casacos;
  • Insira looks monocromáticos ou painéis de cores vibrantes compostas com cores discretas na sua coleção de moda;
  • Superfícies texturizadas trazem um certo review dos anos 80, mas com visual mais leve, natural e orgânico.

Desafios que se tornam mudanças: Formas Transformadas

Em sinergia com a natureza, as tendências de moda detectadas pela WGSN apontam para o design adaptável e os materiais vivos, com uma profunda valorização da natureza.

A ideia é transformar problemas em mudanças que dão certo e perduram. Inovações autênticas criam diferenciais para sua coleção de moda.

Assim, o design modular, acompanha as mudanças climáticas quase imprevisíveis. Procure também fazer peças multifuncionais. Aposte em peças híbridas, fechos utilitários e compartimentos com zíperes.

Produtos com desempenho em todas as áreas também ganham destaque entre a tendência crescente de atividades físicas multidisciplinares. Crie versatilidade.

Ao mesmo tempo, é preciso manter o foco nas atividades esportivas de alto impacto, que ganham cada vez mais espaço.

Aposte na inclusão

Por outro lado, o design também deve estar voltado para as pessoas com deficiência. A inclusão desse público, que já soma mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo, também é um diferencial que é tendência de moda.

  • Merecem destaques as formas pós-apocalípticas, tecidos etéreos inspirados na superfície da água e aviamentos perolizados, compressão ergonômica e áreas de ventiadarçlação em looks futuristas e otimização do corpo com reforço físico em locais estratégicos;
  • Use estética desconstruída em tiras gráficas, cos e faixas grossas realçam as formas e dão suporte ao corpo. Os detalhes de acabamento e identificação de marca na parte externa ganham especial atenção no design.

Fuga Virtual: o olhar digital recriando a moda esportiva

Outra grande tendência de moda esportiva detectada pela WGSN é a chamada fuga virtual. A influência cada vez maior entre os mundos real e digital pauta uma moda que reflete um certo escapismo e auto expressão em vídeo games e avatares.

Estados alterados de realidade virtual impulsionam estampas distorcidas, formas exageradas, cores artificiais e tecidos transparentes e tecnológicos.

A ideia é a criação de designs sofisticado, ainda que baseado em roupas que a princípio só existem no mundo virtual, mas também clássicos repaginados para a época digital. Uma divertida tendência de moda experimental que também amplia o foco para resgatar referências de outras épocas.

Descubra como valorizar a experiência do seu público

Crie para um público que prioriza a experiência, não o produto. A moda esportiva passa a ser escapista, com soluções inovadoras e reinterpretação de antigas soluções.

  • Repense cores, sobreposições e tiras, suscitando respostas inconscientes físicas e mentais com uma paleta de cores saturadas e artificiais equilibradas por cores básicas. Viaje dos acessórios e e-suits à releitura da academia dos anos 80;
  • Deixe a neuroestética servir de base para o design. Reaproveite sobras, reinterprete suas próprias peças de sucesso pelas lentes dos eSports.

Toque Artesanal – Quando o tempo melhora o que já está bom

O apelo da vida mais simples, mais devagar e mais emocional é uma grande tendência de moda que não vem de hoje e parece ser definitiva. O estilo tem forte impacto em todas as expressões de arte, da arquitetura à decoração, da moda à alimentação.

Há um esforço para eliminar os excessos, o desperdício, a pressa e o consumo viciante. Na tendência de moda Toque Artesanal a ideia é preservar o que faz cada coisa ser única, importante: é o design com alma e emoção.

Nesse cenário, a ideia é voltar sua coleção de moda esportista para uma visão mais holística, onde as saúdes físicas, emocionais e mentais estão intimamente relacionadas. Mantenha o foco em uma ligação emocional com o público.

  • Customize, crie individualidades, peças que colem no corpo acompanhando seus movimentos de forma orgânica, sem comprimir. Escreva mensagens, identifique sua marca por um toque mais íntimo e suave, reaproveite resíduos têxteis;
  • Celebre a conexão entre as pessoas com peças que misturem roupas do dia a dia com a moda esportiva. Invista em mangas compridas como proteção e recorte asa delta para atrair os millennials. Valorize a sustentabilidade e a natureza como tendência de moda;
  • Promova uma moda menos focada no corpo e mais no bem-estar, com paleta voltada para tons revigorados, que valorizam o tingimento natural, como beterraba e açafrão, e suas imperfeições;
  • Aposte na transparência. Há dificuldades a serem superadas na busca pela sustentabilidade? Compartilhe-as com seus clientes, mostre os bastidores, estudos, planos e projetos;
  • Crie conteúdos que estimulem a saúde, a vida ao ar livre, uma visão holística do mundo e uma cultura mais gentil, agregando valor à sua coleção de moda;
  • Busque soluções para criar peças que fiquem melhores com o passar do tempo e que se mantenham atuais em qualquer hype.

Valorize sua coleção com os materiais de identificação de moda da Haco

Com essas dicas de tendência de moda da WGSN e os produtos da Haco você vai agregar muito mais valor à sua coleção de moda.

A Haco desenvolve todos os produtos com exclusividade, criando cartelas de cores e designs de acordo com as necessidades de cada cliente.

Assim você pode potencializar sua identificação de marca com os tons, estilos e insigths de cada peça.

Aproveite e saiba mais sobre o assunto conhecendo as tendências de moda pré-verão para 2020!