Saiba como organizar as funções de sua equipe de moda

Saiba como organizar as funções de sua equipe de moda

A maioria dos consumidores nem imagina quantas mãos e mentes trabalham para que cada peça chegue à loja. No entanto, apesar de todo criativo saber que uma boa equipe de moda é indispensável para criar sua coleção, nem todo mundo sabe bem como delegar tarefas.

Uma das questões mais importantes é evitar o acúmulo de incumbências, tanto para si quanto para os membros do time, garantindo uma boa produtividade.

Por isso, saber organizar as funções da equipe de moda é uma questão estratégica, que evita falhas e otimiza o tempo de trabalho.

Como é sempre bom ter novas ideias de como gerenciar sua equipe de moda, veja algumas dicas para melhor designar as funções entre o time e conseguir melhores resultados com o menor gasto de recursos e de tempo.

Delegar não é fraqueza, é inteligência estratégica

O princípio de tudo é entender que delegar não significa transferir responsabilidades nem perder o domínio do trabalho.

Quando isso acontece chega a ser comum o estilista ficar assoberbado de coisas para fazer enquanto a equipe de moda, em si, acaba pegando apenas o que ele não dá conta.

No fim ele está estressado e geralmente com o cronograma atrasado – e acaba descontando exatamente em cima do time.

Delegar tarefas é aumentar a interação da equipe de moda, potencializando o esforço coletivo para alcançar as metas planejadas.

O ideal, então, é organizar as funções de acordo com uma lógica que leve em consideração vários fatores. A experiência de cada um conta, é claro, mas não é a única consideração a ser feita. Para isso, conhecer bem sua equipe de moda é fundamental.

Organize as funções de acordo com de cada um na equipe de moda

Não é segredo que cada um tem seu jeito de trabalhar e empatia com algumas áreas e segmentos. Em uma equipe de moda não é diferente.

Há funções em que a praticidade deve ser a maior caraterística do colaborador, outras em que a criatividade, a rapidez ou a capacidade de enxergar saídas estratégicas serão as mais importantes.

Por isso, é fundamental conhecer bem sua equipe. É preciso saber qual membro estará mais naturalmente focado e envolvido em qual atividade.

Timidez, desembaraço, proatividade, facilidade de comunicação, de concentração e de negociação são alguns atributos que devem ser observados na hora de organizar as funções de cada membro.

Não esqueça, é claro, de analisar também o nível de conhecimento de cada um em determinada atividade.

No entanto, se houver duplicidade de colaboradores com experiências parecidas, vale a pena testar um deles em um nicho diferente de acordo com suas características comportamentais.

Ofereça treinamento para aperfeiçoar habilidades

Quanto mais capacitada sua equipe de moda, melhor será sua produtividade. Entretanto, não conte apenas com a experiência de cada um.

Ao conhecer bem seu time, você poderá ver que alguns têm habilidades específicas que podem ser aperfeiçoadas. Então, além de oferecer processos que facilitem a execução da sua tarefa, sempre que possível ofereça um treinamento de aprimoramento. Isso também ajudará os novos membros a entrarem no clima da equipe.

Deixe bem claras suas expectativas: comunicação é fundamental

Uma boa comunicação é fundamental para a boa gestão da equipe de moda. Procure alinhar expectativas, prazos e metas e incentive a troca de informações entre todos os membros.

A boa comunicação favorece a interação do time. No entanto, é também muito importante que cada um também saiba exatamente o que é esperado dele naquela função.

Dessa forma, você evita estresse e até que o trabalho de um ultrapasse os limites do trabalho do outro – o que costuma gerar conflito de interesses, de ideias e, muito possivelmente, retrabalho.

Um verdadeiro desperdício de criatividade, tempo e custos, e que ainda pode estragar o clima entre a equipe de moda.

Evite troca-troca de funções

Quando organizar um determinado colaborador em uma função, deixe que ele vá até o fim naquela tarefa. Ao contrário do que muita gente pensa, é anti produtivo e desanimador mudar constantemente a direção percorrida.

Salvo casos extremos, deixe para mudar aquele membro de função na próxima coleção, usando a experiência para aloca-lo com uma tarefa que tenha mais a ver com o seu perfil.

Lembre-se que, embora um troca-troca de tarefas aparentemente afete apenas um ou dois colaboradores, na verdade está afetando toda a equipe, que passa a se sentir insegura.

Para manter o foco, a criatividade, o ritmo de produção e o engajamento da equipe de moda é muito importante que ela se sinta coesa, unida em torno de um objetivo e guiada por um líder seguro de suas decisões.

Com dificuldades para ajustar seu time? Então aproveite e descubra como engajar sua equipe no processo de criação da sua coleção de moda!

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