Brilhos e paetês: tendências 2023

Brilhos e paetês: tendências 2023

O ano que vem promete brilhar se depender das tendências 2023 para o mundo da moda. A onda revival continua forte, dessa vez com um ênfase significativo em brilhos e paetês dando aquele toque irresistível de dancing days. E está valendo tudo junto e misturado ou em produções independentes. Acrescente um bom punhado de plumas e está pronta a receita para uma moda cheia de alegria e otimismo.

Brilhos e paetês comandam os shows nas passarelas

Depois dos tempos mais difíceis da pandemia, a moda celebra a alegria e o conforto, que continuam firmes nas tendências 2023. Brilhos e paetês têm aparecido na maioria das semanas de moda brasileiras e internacionais, mostrando que o glow chegou mesmo para ficar um bom tempo.

A meio caminho entre os “loucos anos 20” e a época das discotecas, a nova leitura traz uma verdadeira enxurrada de informações. Por isso, a dica é o criativo ficar atento aos detalhes, evitando se perder no meio de tantas opções para passar a sua mensagem.

Plumas e cut-out, por exemplo, são alguns dos recursos que mais têm sido usados com brilhos e paetês. Color block, babados e estampas em modelagens fluidas completam o quadro. Discrição não é exatamente a palavra para descrever as tendências 2023 nas produções fashion.

 

Conheça alguns destaques

E foi exatamente o que se viu nos principais eventos de moda nacionais e internacionais. Em São Paulo, a sexta participação do Projeto Ponto Firme se destacou com as tendências de 2023 em brilhos e paetês. Foi um verdadeiro show de inclusão, criatividade e oportunidades com muito bom humor.

A marca, que estreou na passarela seu projeto de usar o crochê como terapia ocupacional em detentos, esse ano mostrou maturidade em uma coleção completa.

Merecem destaque o papel metalizado com cores e brilho contrastando com as bases de crochê e fios metalizados entrelaçados com correntes douradas ou prateadas.

E, em Minas, a mostra Entretecer literalmente abrilhantou o Minas Trend com as tendências de 2023 primavera-verão. O estilista Victor Dzenk, em parceria com o artista plástico Léo Brizola, entrelaçou os fios da moda e da arte com muito brilho, bordados e plumas em combinações fluídas.

Aliás, brilhos e paetês também dominaram as passarelas das semanas de moda de Nova York, Londres e Milão. Aqui o destaque vai para os looks luxuosos em transparências brilhantes azuladas de lantejoulas aplicadas sobre tule combinadas com plumas de Marco Capaldo da 16 Arlington. Total 90 ‘s.

 

Entenda as tendências 2023

Então quem apostou que brilhos e paetês iriam embora junto com o frio, errou feio. E não têm limite, das roupas de festa às produções do dia a dia ninguém está com medo de ser over – sem perder a sua identidade de marca, é claro.

Mas como está tudo muito junto – brilhos e paetês, metalizados, plumas e pelúcias – não dá para falar de cada um. O importante é entender o conceito.

 

Moda Dopamina

E a chamada “moda dopamina” é explica (quase) tudo. O termo está sendo usado para  descrever o uso de cores sólidas, texturas e recursos que despertam os sentidos. Assim como o neurotransmissor (a dopamina) responsável pela sensação de prazer, felicidade e motivação.

Esse mood otimista e cheio de energia aparece em jaquetas metalizadas, vestidos para todas as horas bordados em paetês com ou sem plumas aplicadas, calças e saias peluciadas.

É puro humor e protagonismo, como uma mensagem de que, agora, depois de tempos tão difíceis, você está no controle. E não tem limites para o que quiser fazer.

 

Inclusão e diversidade

Esses modelos cheios de brilhos e paetês aparecem de todas as formas, em modelagens justas, amplas e fluidas, babados, mangas fartas e comprimentos curtos e longos, e aquele toque retrô que tem sempre um certo ar futurista.

Muitos cortes e recortes sensuais, um jogo de mostra e esconde com fartura de transparências. Mas tudo com muito conforto e modelos para qualquer tipo de corpo. É a moda para todos ganhando cada vez mais espaço, a modelagem agênero garantindo o respeito pela diversidade e a inclusão sem rótulos.

 

Uso no dia a dia

Esses elementos não vão estar presentes apenas na noite ou em ocasiões especiais. Brilhos e paetês são tendências de 2023 para o dia a dia. Por isso, atenção para algumas dicas para não errar na hora de montar os looks casuais da sua coleção de moda.

  • Dê opção de looks mais discretos, para quem quer usar as tendências 2023 sem mergulhar de cabeça. Crie opções com tecidos acetinados ou metalizados, que são mais discretos. Lamê e lurex também chegam direto dos anos 90;
  • Transparências com brilhos e paetês são uma das grandes tendências de 2023. Estarão em alta no próximo verão, mas não devem ser muito ousadas se a ideia é uma coleção streetwear mais básica;
  • Procure combinar acessórios – brincos, colares, bolsas e calçados – com o tecido com brilho e paetês. Nesse caso você consegue um visual híbrido, que vai sair  bem do trabalho para a balada;
  • O brilho deve conversar com peças neutras. Deixe ele ser o destaque, principalmente se a ideia é oferecer opções para o escritório.

Sustentabilidade continua sendo tendência 2023

Brilhos e paetês prometem ser a febre entre as tendências 2023, mas mesmo com plumas e pelúcias, a sustentabilidade deve ser o foco. Renove peças de coleções passadas atualizando com aplicações de lantejoulas, lurex ou lamê, por exemplo.

Por outro lado, uma das grandes tendências 2023, as plumas, são exuberantes, divertidas e até nostálgicas. Mas use apenas plumas compradas de forma responsável, cuja a fibra possa ser rastreada da granja ao produto final.

Verifique se o seu fornecedor segue a Responsible Down Standard (RDS), uma diretriz global voluntária e independente da Textile Exchange e certificada pela Control Union.

A RDS foi criada para ser uma referência global de melhores práticas. A intenção é impedir a compra de plumas oriundas de práticas como a depenagem de aves vivas ou a alimentação forçada.

Assim, a RDS prevê exigências rigorosas para questões como qualidade do alimento e da água, acesso a áreas abertas, saúde e higiene animal. Lembre-se que a transparência da sua produção, o uso de matérias-primas sustentáveis e a responsabilidade social da sua empresa influenciam diretamente a sua identificação de marca com o consumidor.

E você, o que acha das novas tendências para 2023?

Aproveite para descobrir 12 maneiras de combinar moda e sustentabilidade e usar brilhos e paetês com responsabilidade social na sua próxima coleção!

display colecao moda sustentavel

Compartilhe

Junte-se a nossa lista de leitores.


    Ao informar seus dados, você concorda com a Política de Privacidade.