0800 70 45670 [email protected]

Buscar inspiração em ideias bem-sucedidas é sempre importante para o enriquecimento profissional. Nas publicações sobre moda é possível compreender melhor os caminhos do passado que levaram a indústria ao patamar atual, mas também visualizar melhor as tendências que apontam para o futuro. Veja os 10 livros de moda que separamos e faça uma imersão nesse mundo repleto de soluções criativas, pluralidades e insights altamente inesperados.

1 – Moda com Propósito – Manifesto pela grande virada | André Carvalhal

A obra coletiva, que já está em sua quarta edição, é uma visão de André Carvalhal sobre uma nova era para a indústria da moda.

Moda com Propósito – Manifesto pela grande virada | André Carvalhal

O idealizador do projeto Malha e ex-marketing da Farm mostra como os conceitos de sustentabilidade, consciência social e comércio justo, por exemplo, podem dar um novo propósito à moda, passando bem longe da meta única do lucro desenfreado.

Assim, além de repensar o descarte como matéria-prima, o livro de moda sugere uma reflexão mais profunda do consumo e como viver com menos é mais.

2- Fashion marketing: Relação da moda com o mercado | Glória Kalil

Um dos livros de moda que não podem faltar para quem quer entender melhor a relação da moda com o mercado. De acordo com a autora, “a moda brasileira brilha muito, mas vende pouco”.

Compreender a situação da moda nacional e diagnosticar falhas e acertos do setor é fundamental para quem quer entrar de cabeça no mercado. As comparações entre o cenário brasileiro e o internacional são bastante lúcidas e importantes para a descoberta de novos caminhos.

3 – O Essencial – O que você precisa saber para viver com mais estilo | Constanza Pascolato

A moda passa, mas a elegância fica. A empresária e consultora de moda mostra o quanto é preciso conhecer a si mesmo e respeitar sua própria essência para construir um estilo próprio.

 O Essencial – O que você precisa saber para viver com mais estilo | Constanza Pascolato

Com dicas simples e práticas, esse é um daqueles livros de moda que todo mundo deve ler de tempos em tempos.

Constanza Pacolato dá dicas para compor looks hi-lo, visual para o trabalho e para a balada, truques para disfarçar pontos fracos, sapatos básicos que não podem faltar no armário. O livro mostra que a passarela é fonte, mas não é fim: use-a para criar seu estilo próprio, jamais para ser sua refém.

4 – Vintage Fashion: Collecting and Wearing Designer Classics | Zandra Rhodes

Esse livro de moda é um verdadeiro convite para um passeio cheio de estilo pelo século XX.

Cada capítulo começa com uma introdução histórica da era, com um overview dos principais estilistas e suas maiores influências – e termina com uma visão geral de todos os shapes, estilos e cores que definiram a época.

Ao final, o leitor tem um guia de compras com dicas sobre terceirização e cuidados com peças vintage originais, assim como um glossário de termos de moda e dos designers mais colecionáveis do século.

5 – Fashion Design – Manual do Estilista | Sue Jenkyn Jones

Essa versão revista e ampliada da primeira edição inglesa (2002) do “Fashion Design” que foi produzida para se tornar um dos livros de moda de consulta permanente, verdadeira referência no mundo fashion.

Fashion Design - Manual do Estilista | Sue Jenkyn Jones

Nele, você encontra do passo a passo para o desenvolvimento de uma coleção de moda até o funcionamento do comércio global, passando por glossários de corte e costura, tecidos e fibras, até calendários de eventos internacionais.

Uma visão panorâmica do desenvolvimento da moda para a profissionalização desde os anos 70, preenchendo uma verdadeira lacuna no mercado editorial do segmento.

6 – Dicionário de Termos de Moda | Diana Aflalo

Entre nossas dicas de livros de moda está esse dicionário com mais de 2 mil palavras usadas no setor e pela imprensa especializada. Detalhe: todos eles em inglês-português e português-inglês.

Ótima referência para estudantes e profissionais da área, os termos vêm divididos entre acessórios, termos de costuras, partes de roupas, etc.

7 – Life in Pattern | Orla Keily

Um dos livros de moda que não pode faltar na sua estante é o “Life in Pattern”, de uma das mais consagradas designers do Reino Unido e Irlanda. Na publicação, a autora enfatiza e explora o poder da decoração para transformar a forma como nos sentimos.

Life in Pattern | Orla Keily

Com a colaboração de fotógrafos, diretores cinematográficos e arquitetos o livro mostra todo o poder das cores e dos ornamentos presentes na nossa rotina diária.

Em especial, a publicação destaca os esboços para a marca Sterm, produzidos na década de 90, que se transformaram em padrões para produtos de canecas e vestidos, notebooks e veículos, além dos icônicos designs de Pera e Flor.

Através do acesso privilegiado aos arquivos da empresa é possível ter um insight privilegiado ao mundo da designer e seu processo criativo.

8 – Coco Chanel e Igor Stravinsky | Chris Greenhalgh

Esse é um daqueles livros de moda totalmente envolventes, que mostram o processo criativo de dois gênios que se transformam em algo mais quando a simbiose alcança outros níveis. Veja como Coco Chanel e Igor Strabinsky formaram uma parceria inesquecível na moda e no amor.

9 – Os Segredos Do Guarda-Roupa Europeu | Anuschka Rees

Aqui você vai conhecer a experiência de alguém que viveu o desafio de viver com muito menos espaço sem perder o estilo. Com isso, aprendeu a transformar o que já tem no guarda-roupa e mostra como ornar seus looks tão estilosos quanto os das capitais mais fashion do mundo.

Os Segredos Do Guarda-Roupa Europeu | Anuschka Rees

10 – Sociologia da Moda | Frederic Godart

A moda identifica, conglomera e rechaça. Veja o mundo fashion pelos olhos do sociólogo, que lê a moda como um fato social complexo que envolve todas as áreas da nossa convivência diária. Uma visão sociológica e abrangente, muito útil e interessante para quem pretende entrar no intrincado mundo fashion e suas implicações.

Seguindo a dica de leitura desses 10 livros de moda é possível ter uma visão ampla do setor, em todos os seus aspectos.

Pronto para agregar mais valor à sua coleção de moda? Então aproveite as dicas de Alexandre Herchcovitch e inspire-se!